Controle de aflatoxina na castanha do Brasil é tema de Workshop
A Festa Regional do Marreco de Pequim (Ferema) teve lançamento oficial sexta-feira (07/11), com um jantar dançante, no Salão Comunitário São Judas Tadeu, em Rio Verde, no município de Torres/RS.
O Instituto Riograndense do Arroz (Irga), é um dos patrocinadores do evento que oferece cardápio à base de carnes e ovos de marreco. Os ingressos individuais custam R$ 15,00. Crianças menores de sete anos pagam R$ 8,00.
O emprego do marreco ajuda a combater a infestação do arroz vermelho que ameaça 15% das propriedades gaúchas dedicadas ao plantio do cereal. "O processo é utilizado há mais de quatro mil anos em plantações de arroz da China, para o controle de invasoras e redução de tempo no preparo do solo", explica o coordenador do projeto, Vicente Oliveira.
Ainda segundo Oliveira, a utilização do marreco ajuda no equilíbrio ecológico, já que ele consome todas as pragas que restaram na lavoura, facilitando o novo plantio, reduzindo o uso de produtos químicos e tornando a área mais rentável. Na safra 2007/08 foram utilizados cerca de 35 mil marrecos nas lavouras da região.
Carolina Borne
Irga
51 3288 0455 / www.irga.rs.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura