3tentos é credenciada para certificar produtos agrícolas

Licenciamento do Centro de Tecnologia da empresa amplia parceria com empresas e beneficia produtores rurais

11.02.2025 | 08:58 (UTC -3)
Vanessa Teixeira

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizou o credenciamento da área de pesquisa experimental do Centro Tecnológico (Cetec) da 3tentos, em Santa Bárbara do Sul (RS). Com isso, a 3tentos, o ecossistema agrícola mais completo do país, vai testar e certificar produtos, como defensivos agrícolas, ampliando a parceria com empresas do agronegócio e beneficiando os produtores rurais e todo o mercado. 

Com a autorização, o Cetec da 3tentos, referência em inovação e conhecimento para o campo, vai testar a eficácia e certificar a qualidade dos produtos que protegem o cultivo antes do seu registro e do lançamento comercial, permitindo uma visão antecipada da performance dos defensivos que entrarão no mercado nos próximos anos. 

Os testes serão realizados durante toda a safra, com aplicações dos defensivos no campo dentro do manejo fitossanitário das culturas, por exemplo, de soja, milho, trigo e canola. E culmina com a avaliação técnica da colheita, sendo todo o processo auditado pelo Mapa. 

A autorização dada pelo ministério permite também a realização de “ensaios de eficácia para fins de alteração de registro de produtos”, destaca a pesquisadora e responsável técnica Gabriele Casarotto (na foto), do time de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da 3tentos. Entre os produtos estão fungicidas (proteção contra fungos), herbicidas (controle de plantas daninhas), inseticidas (controle da população de insetos que podem prejudicar a qualidade e a produtividade dos cultivos) e nematicidas (controle de nematoides, pragas). 

Para realizar os “ensaios técnicos na estação”, o Cetec possui laboratórios e uma área dedicada à pesquisa de 15 hectares (150 mil metros quadrados, equivalentes a 21 campos de futebol), dividida em parcelas. Além de Gabriele Casarotto, especialista em experimentação agrícola e fitopatologia, o time de PDI da 3tentos conta ainda com os pesquisadores Marlon Bastiani, com atuação na área de herbologia, e Gabrieli Riva, com especialização em nematologia e entomologia. 

A responsável técnica da 3tentos ressalta que o processo de credenciamento foi “extremamente rigoroso”, com o Cetec seguindo todas as normativas, incluindo ambientais, como o controle de resíduos. Ao realizar os testes dos produtos que ainda não estão comerciais, a 3tentos produz resultados e laudos de eficácia sempre compartilhados com a empresa de inovação contratante e o Mapa. 

“Estamos à frente, imprimindo qualidade aos testes, com excelência, idoneidade e vantagens para todo o mercado. A proteção dos cultivos promove um aumento sustentável na produtividade e nos resultados das atividades agrícolas, cabendo à pesquisa resolver desafios relevantes para os produtores”, diz Gabriele Casarotto, enfatizando que a 3tentos, diferentemente de outras instituições, possui pesquisadores em três áreas (fitopalogia, entomologia e herbologia), além da licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), órgão técnico do Estado do Rio Grande do Sul.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025