GO: Secretário visita instalações do Sest/Senat de Rio Verde
A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), em parceria com a Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e com a Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA/MT), realiza de terça-feira (28) a sexta-feira (31) a 1ª Rodada de Semente.
O objetivo é esclarecer as dúvidas e debater junto aos sojicultores sobre a legislação e a qualidade das sementes utilizadas nas lavouras de Mato Grosso.
A demanda surgiu no município de Canarana (cerca de 800 km ao Leste de Cuiabá), onde produtores do grão participaram de reuniões do Núcleo da Aprosoja/MT, no mês de junho, para discutir a temática. Por isso, a cidade será a primeira a ser sede da Rodada, que ocorrerá em mais três municípios: Sorriso (Norte), Tangará da Serra (Oeste), Primavera do Leste (Sul), representando, respectivamente, cada região do estado.
“Identificamos que algumas sementes utilizadas nas lavouras da região não apresentaram comportamento e a eficiência esperados. O evento busca levar informação ao produtor e, assim, evitar impactos maiores no custo da produção”, explica o gerente técnico da Aprosoja/MT, Luiz Nery Ribas. De acordo com ele, além de ouvir as demandas, identificar particularidades e os resultados da eficiência das sementes em cada região, serão ministradas palestras sobre a legislação e a qualidade das sementes.
Em Canarana foram identificados alguns fatos que vem ocorrendo. Um deles é que algumas empresas trocam o pedido feito pelos produtores e entregam a variedade, o tamanho (peneiras) e o padrão de vigor e germinação das sementes diferentes do que foi solicitado. Esses fatores podem interferir no resultado esperado, como ocasionar aumento do custo de produção e redução na produtividade.
“Essa parceria é importante porque mostra a união para tirarmos dúvidas dos produtores e auxilia na solução de eventuais problemas que possam vir a surgir”, pontua Nery.
A coordenadora técnica de sementes do Laboratório de Análises de Sementes e Patologia (LASP) da Aprosmat, a engenheira agrônoma Denise Meza de Miranda, e a secretária executiva Andréia Santos irão participar da rodada.
Fonte e informações adicionais: Ascom Aprosoja/MT -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura