Rondônia conhece os benefícios e as variedades de INTACTA RR2 PRO na Tecnosoy 2013
O manejo das principais doenças da soja, como Ferrugem Asiática - causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizie - e do Mofo Branco - causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum - são temas de debate diariamente entre os sojicultores da região e para proporcionar mais conhecimento aos agricultores, a Copercampos preparou vitrines no 18º Dia de Campo Copercampos que abordam este problema.
O Mofo Branco é uma das principais doenças da cultura da soja pelos prejuízos ocasionados nas últimas safras e pela dificuldade de controle. O fungo tem como hospedeiros mais de 400 espécies pertencentes a, aproximadamente, 200 gêneros botânicos; entre as mais importantes culturas estão, além da soja, o feijão, o girassol, o algodão, o tomate industrial, a batata e algumas outras hortaliças. A disseminação se dá principalmente pelas sementes, que podem estar infectadas com o micélio do fungo, ou por meio da contaminação, devida à presença de estruturas de sobrevivência denominadas de escleródios.
Já a Ferrugem Asiática, reduz a produtividade da soja através da desfolha precoce da planta que irá ocasionar uma redução na produção de grãos. O Consorcio Antiferrugem registrou nesta safra 2012/2013 (em andamento), 40 ocorrências de ferrugem asiática em lavouras de soja. Um caso já foi registrado em Santa Catarina nesta safra.
A Copercampos apresentará no Dia de Campo, que acontece de 26 a 28 de fevereiro, o trabalho realizado com fertilizantes revestidos por polímeros nas culturas do milho e soja. O objetivo do trabalho é de demonstrar os resultados da utilização do polímero no adubo, pois a utilização deste produto visa reduzir as perdas de nutrientes por lixiviação, volatilização e adsorção, podendo ocasionar redução da dose a ser aplicada.
“Realizamos este trabalho para identificar se realmente, o uso de polímeros nos fertilizantes melhora o aproveitamento do produto pelas culturas, aumentando a biomassa e produtividade das áreas”, ressaltou Fabrício Jardim Hennigen.
O tema “Nutrição Vegetal” tem atraído o interesse de pesquisadores e agricultores e acompanhando o mercado, as empresas têm se dedicado ao assunto e lançado alguns produtos específicos para ativar o desenvolvimento das plantas.
No 18º Dia de Campo Copercampos, as empresas parceiras – Syngenta e Stoller -por exemplo, estarão apresentando seus produtos específicos para nutrição vegetal e você visitante poderá conhecer mais sobre estas novidades da fisiologia.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura