Brasil avança no combate à fome, mas FAO alerta para o crescimento do número de famintos em outros países
Iniciou hoje (1°) e segue até o próximo dia 04, na Universidade Federal de Viçosa (MG), o workshop "Soluções para a Sustentabilidade nas Cadeias de Alimentos e Bioenergia", cujo o objetivo é discutir soluções relacionadas à sustentabilidade nas cadeias de produção de soja e pecuária (corte e leite) na América Latina. Financiado pela União Europeia, o evento é gratuito e contará com a presença de palestrantes de instituições nacionais e internacionais e empresas nacionais que abordarão aspectos atuais relacionados ao tema do evento. Representando a Famasul, a economista Adriana Mascarenhas e o técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul), Raul Roa, participam da ação.
O projeto Salsa tem como finalidade aumentar a sustentabilidade nas cadeias de carne bovina e soja, com foco no fluxo de produtos entre a América Latina e Europa. Em inglês a sigla significa “Knowledge-based Sustainable Value-added food chains: innovative tooLs for monitoring ethical, environmental and Socio-economical impacts and implementing Eu-Latin America shared strategies”, que traduzido fica “Cadeias de alimentos com valor agregado através do conhecimento: ferramentas inovadoras para monitoramento ético, ambiental e dos impactos socioeconômicos para implementação de estratégias compartilhadas entre UE e América Latina”.
O projeto já apresenta resultados de variados elementos das cadeias produtivas sobre a sustentabilidade das mesmas, além de trabalhos científicos e da disponibilização de ferramentas inovadoras para estreitar o contato entre empresas brasileiras e européias interessadas no comércio de produtos de valor ambiental e socioeconômico agregado. Como exemplo, pode-se destacar a disponibilização de uma plataforma web para fornecimento de informações, treinamento, análise, monitoramento (auditoria) e recomendações que permitam concretizar os objetivos do projeto em decisões para as cadeias de produção da carne bovina e soja.
Entre as principais ações do evento estão visitas, mini-cursos e palestras com profisionais do Brasil e de outros países: nesta terça-feira (1°), a programação conta com visita ao Centro Multiuso (Embrapa Gado de Leite – Coronel Pacheco); Palestras sobre Projetos Salsa, Biogás e Soja Plus. Já amanhã (2), os participantes terão a oportunidade de conhecer a integração lavoura, pecuária, floresta e aproveitamento de dejetos e produção de biogás, através dos mini-cursos. Na quinta-feira (3), a programação dos dias anteriores será desdobrada e por fim, na sexta-feira (4), haverá apresentações do Programa Soja Plus, GTPS; Cadeia da Soja Argentina; Cadeia de Pecuária do México e GTPS.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura