Rural Show é oportunidade para os agricultores ampliarem seus conhecimentos

03.07.2014 | 20:59 (UTC -3)

De 17 a 20 de julho, o Centro de Eventos de Nova Petrópolis será sede da 7ª edição do Rural Show, evento voltado para a agricultura familiar e o cooperativismo, promovido pela Emater/RS-Ascar, Cooperativa Piá e Prefeitura de Nova Petrópolis.

Através de demonstrações técnicas, exposição de tecnologias, palestras e seminários serão trabalhados temas importantes para a qualificação e o desenvolvimento da agricultura familiar do Estado. Visitando a feira, o produtor irá conhecer as alternativas ecológicas e eficientes no controle de pragas de determinadas culturas; as oportunidades de qualificação na sua área de atuação; a importância da reservação de água e da irrigação para aumentar a produtividade e não ter prejuízos nas estiagens; como garantir o bem-estar animal na atividade leiteira e como adequar sua propriedade ao Novo Código Florestal; entre outras.

Também fazem parte da programação o julgamento das raças de gado de leite, peças de teatro infantil com a temática do leite, encontros e reuniões de entidades. A Emater/RS-Ascar está organizando excursões de produtores de diversos municípios do Estado.

O Rural Show acontece das 9 horas às 18 horas. A abertura oficial será na sexta-feira (18), às 14 horas, no auditório central. Na sexta e no sábado (18 e 19), respectivamente, também estão previstos a apresentação do grupo Musical Ana Terra e o show com César Oliveira e Rogério Mello, a partir das 20h30min, na Rua Coberta.

Temáticas do Rural Show:

Agroindústria

Agroindústrias da região estarão mostrando o resultado do seu trabalho, através da exposição e comercialização de alimentos e artesanato. Haverá uma diversidade de produtos feitos de forma artesanal, com qualidade e preços acessíveis.

Temáticas educacionais

Os quatro cursos técnicos de nível médio da Escola Bom Pastor estarão integrados, demonstrando várias práticas e técnicas que podem ser utilizadas nas propriedades rurais, entre eles um processo de gestão de resíduos residenciais e uma técnica de conservação de nascentes, que permite o uso do excedente da água nos processos produtivos da propriedade.

Centros de Formação de Agricultores

Muitos dos proprietários das agroindústrias, que estarão comercializando seus produtos no Rural Show, passaram por algum curso em um Centro de Formação da Emater/RS-Ascar, como de processamento de frutas e hortaliças ou de carne suína, de boas práticas de fabricação ou de gestão, por exemplo. Informações sobre os cursos oferecidos nos sete centros espalhados pelo Estado serão fornecidas aos visitantes que têm interesse em se qualificar em diferentes áreas de atuação.

Olericultura

Aspectos relacionados ao cultivo protegido de folhosas (alface e rúcula) em sacolas e ao cultivo de tomate e pepino em vasos, como os substratos e os sistemas de irrigação utilizados e os cuidados para ter sucesso na atividade, serão apresentados ao público.

Cultivo de morangueiro em substrato

O cultivo de morangueiro em substrato vem crescendo na Serra. Entre as vantagens desse sistema estão a produção mais limpa da fruta, com redução de até 80% no uso de agroquímicos; a racionalização do uso da água e nutrientes; maior produtividade e retorno econômico por área; minimização do impacto ambiental e a saúde e bem-estar dos produtores, que realizam todas as práticas de condução do pomar em pé e não agachados.

Bovinos de Leite

Além de divulgar o Programa Leite Gaúcho, extensionistas rurais irão tratar da criação correta de terneiras e novilhas. Os produtores também poderão conferir as formas de produção e utilização de silagem de colostro.

Espaço de Convivência

Neste espaço, a Emater/RS-Ascar irá apresentar diferentes aspectos do Novo Código Florestal e as implicações que ele provoca no cotidiano de agricultores e demais proprietários de imóveis rurais. Os produtores poderão esclarecer dúvidas, por exemplo, sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Plano de Regularização Ambiental (PRA).

Biodiversidade

Patrimônio dos agricultores, as sementes crioulas foram mantidas, cultivadas e melhoradas durante décadas por agricultores familiares, fazendo parte da história e da tradição das comunidades rurais. A fim de promover a diversidade de cultivos dentro da exploração agrícola das pequenas propriedades, haverá exposição, troca e venda de sementes crioulas, variedades adaptadas localmente, com estabilidade de produção, e que não causam a dependência de insumos químicos. Acontecerá, ainda, o Seminário de Sementes e Mudas Crioulas, no dia 18 (sexta), às 10h30min, quando será lançado o programa regional “Guardiões de Sementes Crioulas”.

Agricultura de base ecológica

Eficientes, as tecnologias de controle biológico das lagartas do milho (do cartucho e da espiga), bem como da traça do tomate e das crucíferas (repolho, couve e brócolis) e da broca do tomateiro, com o uso do parasitoide Trichogramma pretiosus, poderão ser conferidas pelos visitantes. Também será mostrado o uso do ácaro predador, para controle do ácaro rajado na cultura do morango. Outra técnica apresentada será de compostagem direta nos canteiros e reposição permanente de restos vegetais sobre o mesmo, a fim de manter cobertura de solo permanente, com plantio direto de hortaliças e sem revolvimento do solo.

Crédito rural

As principais linhas de crédito voltadas para a agricultura familiar serão apresentadas pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, que irão esclarecer a que público elas se destinam e quais são as regras de enquadramento.

Cooperativismo

A Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar irá apresentar seu trabalho de acompanhamento das cooperativas e auxílio nas áreas de gestão, de organização social e da produção e acesso aos mercados. Na região da Serra, seis cooperativas de agricultores familiares contam com este acompanhamento.

Ações Socioassitenciais

A Emater/RS-Ascar irá mostrar o trabalho realizado no desenvolvimento da Política Nacional de Assistência Social e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Nesta, destacam-se as ações desenvolvidas nos municípios com os mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Diariamente haverá oficinas de:

Artesanato - confecção de um amor-perfeito de tecido lilás, às 10h30min e 14horas;

Culinária - sopas e cremes, chás e sucos, patês e lanches, às 09h30min, 11 horas e 14 horas;

Plantas bioativas - às 10h30min e 14 horas.

Irrigação

A irrigação estará presente seja na fruticultura, na olericultura ou no controle biológico de pragas. Além de demonstrar os sistemas de irrigação, os técnicos da Emater/RS-Ascar irão esclarecer sobre as formas de acesso e os subsídios oferecidos nos Programas Irrigando a Agricultura Familiar e Mais Água Mais Renda.

Programação:

17 de julho – quinta-feira

9h – Abertura da Exposição

9h30 – Seminário Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural (CAR) – Coordenação Fetag/RS - Local: Auditório Central, Centro de Eventos

14h - Palestra Qualidade do leite – Local: Palco Espaço do Leite

15h – Teatro Infantil – Local: Palco Espaço do Leite

20h – Jantar com Expositores - Local: Asespiá, Bairro Piá

18 de julho – sexta-feira

9h – Lançamento do Plano Safra da Sicredi Pioneira RS 2014/2015 – Coordenação Sicredi Pioneira – Local: Auditório Central, Centro de Eventos

9h30 – Teatro Infantil – Local: Palco Espaço do Leite

9h30 – Reunião conjunta do Instituto Gaúcho do Leite - IGL, Seapa – Câmara Setorial do Leite, e Ocergs/RS – Câmara Técnica do Leite – Local: Sala de Reuniões, anexo ao Centro de Eventos – Acinp

10h – Início Julgamento Raças Gado Leite – Local: Espaço do Leite

10h30 – Seminário de Sementes e Mudas Crioulas, Lançamento oficial dos Guardiões de Sementes Crioulas – coordenação Emater/RS-Ascar – Local: Plenário, anexo ao Centro de Eventos - Acinp

11h – Palestra Qualidade do leite – Local: Palco Espaço do Leite

14h – Abertura Oficial – Local: Auditório Central, Centro de Eventos

16h - Teatro Infantil – Local: Palco Espaço do Leite

20h30 – Apresentação Grupo musical Ana Terra – Local: Praça das Flores, Rua Coberta

19 de julho – sábado

9h – Encontro dos Colaboradores da Sicredi Pioneira/RS – Local: Auditório central, Centro de Eventos

9h30 - Teatro Infantil – Local: Palco Espaço do Leite

11h - Palestra Qualidade do leite – Local: Palco Espaço do Leite

15h – Formatura dos Cursos das Cooperativas Escolares – coordenação Casa Cooperativa de Nova Petrópolis – Local: Auditório Central, Centro de Eventos

15h - Palestra Qualidade do leite – Local: Palco Espaço do Leite

16h - Teatro Infantil – Local: Palco Espaço do Leite

20h30min – Show César Oliveira e Rogério Mello – Local: Praça das Flores, Rua Coberta

20 de julho – domingo

9h30 - Teatro infantil – Local: Palco Espaço do Leite

15h - Teatro infantil – Local: Palco Espaço do Leite

18h- Encerramento

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025