Aprosoja/MS lança oficialmente colheita do milho safrinha
Uma reunião entre representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária e a Universidade Federal do Tocantins, na tarde desta quarta-feira, 25 reforçou parcerias entre as duas instituições a respeito da instalação da Rede Metropolitana Comunitária de Ensino e Pesquisa de Palmas (Metrotins) e a melhoria estrutural da Estação Meteorológica em Araguaína.
De acordo com o coordenador da Rede Metrotins em Palmas, professor Gentil Veloso Barbosa, a rede deve ser implantada no Centro Agrotecnológico de Palmas para ser utilizada pelas instituições de ensino e pesquisa instaladas no local. “Já recebemos a resposta favorável do Governo do Estado e encaminhamos documentação necessária à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), agora estamos aguardando o retorno para a licitação da empresa que irá fazer a instalação da Rede dentro das diretrizes da RNP”, explicou. A Metrotins é uma rede de internet com velocidade de 1GB bem superior à internet que se tem hoje e estará disponível durante todo o ano para os estudos e pesquisas desenvolvidas com alta taxa de transferência de dados.
Segundo o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, a expectativa é de que o objetivo da instalação da Metrotins seja cumprido no Centro Tecnológico. “Nossa intenção é que o desenvolvimento e as tecnologias sejam permanentes no Centro, em prol das pesquisas que são realizadas para a melhoria e qualidade direcionadas ao nosso público prioritário, que são os produtores rurais”, explicou Padua.
Outro reforço de parceria discutido durante a reunião foi a proposta de mudança de local da Estação Meteorológica de Araguaína, que fica localizada no Campus da Universidade Federal do Tocantins. A intenção é que a Estação seja reposicionada dentro do próprio Campus na intenção de melhorar a captação das informações.
Atualmente, o Governo do Estado administra, por meio da Seagro, estações meteorológicas nos municípios de Araguaína, Pedro Afonso, Marianópolis, Palmas, Porto Nacional, Campos Lindos, Gurupi, Formoso do Araguaia, Peixe, Paranã, Mateiros, Dianópolis e Taguatinga, instaladas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura