Welles Pascoal assume a presidência da Dow AgroSciences no Brasil
Desenvolver e disseminar um sistema produtivo que aumente a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, aprimorando a ação das cooperativas rurais como agentes transformadores da agricultura familiar, através da estruturação de cadeias produtivas específicas do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe. Esse é o principal objetivo do Programa Proadapta Sertão, cujo termo de cooperação será assinado nesta quinta-feira (8), às 09h30, no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador. O projeto contempla ainda a
expansão do acesso a recursos tecnológicos e financeiros.
O secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, participa do ato, que contará também com as presenças de Ney Maranhão, secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, representando a ministra do Meio Ambiente, , Izabela Teixeira, da representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Daniela Carrera Marquis, dos responsáveis pelo fundo Proadapt/FUMIN/BID, Steven Wilson, Carlos Sanchez, Luciano Schweizer e Luciana Botafogo. Também participam, a coordenadora técnica do projeto, Thaís Corral e Daniele Cesano, da Rede de Desenvolvimento Humano.
O projeto será executado a partir da articulação de 6 cooperativas da agricultura familiar, no território da Bacia do Jacuípe, localizado no semiárido, e atenderá 700 famílias. O investimento total será de R$ 6,75 milhões a serem aplicados até 2018, em estudos, assistência técnica, capacitação, distribuição de equipamentos para dinamizar as cadeias produtivas da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura. Adicionalmente será promovido um Fundo de Aval para alavancar de financiamentos do Pronaf junto às Cooperativas de Crédito dos Sistemas Ascoob e Sicoob.
A Secretaria da Agricultura (Seagri/Suaf) assina o acordo, e se compromete a prestar a Assistência Técnica necessária. “Já realizamos a chamada pública para a contratação da instituição que vai prestar esse serviço e, em breve apresentaremos o resultado”, destacou o superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), Wilson Dias, que também participa do ato. Dias, autorizado pelo secretário Jairo Carneiro, manteve os contatos com os órgãos federais, viabilizando o projeto.
O Proadapta Sertão será financiado pelo Fundo Proadapt/FUMIN, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceira com a Secretaria da Agricultura da Bahia.
O projeto conta com diversos parceiros, a exemplo da Embrapa Semiárido (Petrolina –PE) e Ovinocaprinocultura (Sobral-CE), Ministério da Integração Nacional, Sicoob, OCEB, Unicafes, Sebrae, Codes Bacia do Jacuípe, Secretarias de Agricultura de Pintadas, Ipirá, Baixa Grande e Rui Barbosa, dentre outras.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura