Massey Ferguson promove discussão sobre pós-vendas para manter excelência em 2014
A Pla, empresa de origem argentina especializada na fabricação de pulverizadores, quer dobrar a participação no mercado brasileiro em 2014. Atualmente a marca detém em torno de 2% de mercado e dentro de três anos queremos chegar a 7% de um mercado estimado de 3500 máquinas, prevê Renato Silva, diretor comercial da Pla do Brasil.
Instalada no país desde 2004, com a fábrica no município de Canoas (RS), a meta para 2014 é produzir 120 pulverizadores na unidade, sendo 80% destes já com tecnologia de agricultura de precisão incluída. No momento, a capacidade da indústria é de 320 máquinas ao ano. “Em 2016, queremos produzir 250 máquinas no país”, projeta. Tal volume representaria dobrar a produção em apenas dois anos.
Na Argentina, a fábrica da Pla está localizada em Las Rosas, a 100 km de Rosário, e produz de 400 a 500 pulverizadores ao ano. A marca é líder no mercado local, com participação de 38% das vendas do setor. “Nosso objetivo por lá é manter uma fatia entre 35% e 40%”, acrescenta.
No momento, o Brasil conta com 25 revendas autorizadas, sendo que no início do ano eram 15. “Projetamos fechar o ano com 30 lojas”, destaque Renato Silva. No Rio Grande do Sul são três, nas cidades de Boa Vista das Missões, Fortaleza dos Valos e Tupaciretã. “Em breve, teremos revendas em Cachoeira do Sul e Jaguarão”, ressalta o diretor. Com a nova gestão profissionalizada, após a entrada do Grupo Pampa Capital no final de 2010, o foco da marca também foi alterado. “Antes, o objetivo era comercializar pulverizadores grandes, para a região Centro-oeste e Bahia. Agora ajustamos o foco também para máquinas menores, para os produtores do Sul do país”, finaliza. Os principais mercados da marca são os grãos e a cana-de-açúcar.
Produtos
Atualmente, a Pla possui 8 modelos de pulverizadores, desde os de arraste até os autopropelidos com 220 cavalos de potência. As capacidades vão de 700 litros (modelo 3 pontos), passando pelo modelo de arraste - que é de 3000 litros - e chegando nos autopropelidos – de 2500 litros até 3500 litros.
Os modelos variam com a necessidade do terreno do produtor ou da cultura que será aplicada. Podem ser utilizados nas principais lavouras do Brasil (soja, milho, trigo, feijão), culturas específicas como cana e algodão, ou até mesmo no cultivo de produtos que exigem máximo cuidado, como as hortaliças (tomate, batata, alface, alho, etc.).
Em 2013, a Pla reservou o lançamento do Pulverizador com uma tecnologia totalmente inovadora na agricultura brasileira - a barra de fibra de carbono, tecnologia das pistas de Fórmula 1. As barras com essa tecnologia possuem propriedades que garantem uma rigidez imensa combinada à leveza e resistência a impactos. Essas características permitem ultrapassar o limite máximo de 32 metros das barras de pulverização imposta pelo atual aço carbono.
O novo modelo de pulverizador de 3500 litros com barra de fibra de carbono de 36 metros está totalmente ligado a uma necessidade do produtor brasileiro. Com a chegada da Helicoverpa nas lavouras do país, o produtor se viu no dilema de fazer aplicações na área afetada pela lagarta de quatro em quatro dias, precisando de pulverizador com maior produtividade. A barra de 36 metros tem a capacidade de aplicar uma área próxima a 650 hectares em um único dia, considerando uma carga de trabalho normal. A barra de fibra de carbono aumenta a produtividade em aproximadamente 20% se comparada à maioria dos pulverizadores com barras de aço carbono.
Para o primeiro trimestre de 2014, a meta é aumentar o portfólio em 37%, com três novos produtos de pequeno e médio porte, direcionados as mais diversas regiões do país. Poderão ser usados desde os terrenos declivosos do Sul do Brasil - onde é necessário um pulverizador de pequeno porte – até as grandes propriedades do Centro-oeste - para fazer terraços ou bordaduras.
A Agricultura de Precisão também será muito explorada pela marca no próximo ano, pois contribui muito para aumento de produtividade e redução de custos da cultura.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura