ESPECIAL EXPODIRETO: Qualidade Coodetec é defendida por produtores

12.03.2014 | 20:59 (UTC -3)

As novidades e soluções apresentadas na Expodireto Cotrijal 2014 estão atraindo público de todas as regiões do Rio Grande do Sul e também de outros estados e países. A feira é um sucesso e, por isso, a Coodetec investe em pesquisa e apresenta, todos os anos, o melhor de seu portfólio para os agricultores que passam pelo parque de exposições da Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS. Até a próxima sexta-feira, dia 14, a equipe especializada da Cooperativa estará na feira, orientando o produtor e apresentando as melhores alternativas para a colheita de bons resultados.

Os produtores de soja e milho do Rio Grande do Sul têm à disposição cultivares e híbridos com características especiais e desenvolvidas de acordo com as particularidades de cada região. “Nossa pesquisa está em diferentes ambientes e, devido a isso, temos produtos distintos, com ampla adaptação e com estabilidade de produção. No Rio Grande do Sul, a pesquisa é realizada em mais de 30 campos experimentais, espalhados pelo Estado. Esse fator nos dá segurança na hora de indicar a melhor opção para o produtor rural”, declarou o supervisor de vendas, Jonathan Hilgert.

Silagem

O produtor de gado leiteiro do Rio Grande do Sul tem encontrado, na Coodetec, os parceiros ideais para garantir o sucesso do negócio. Os híbridos CD 384Hx e CD 397PRO, expostos em Não-Me-Toque, são competitivos e muito procurados por quem quer qualidade para a alimentação dos animais. “Fiz o teste com três híbridos de marcas diferentes e o CD 384Hx foi o melhor. Verde do início ao fim, resistiu muito bem aos dias de seca, calor e até a uma chuva de pedra. Esse híbrido é muito bom de grão e para silagem é excelente. As vacas gostam e percebi um aumento na minha produção de leite. Vou plantar novamente e agora somente esse híbrido. Superou os outros e não tenho motivos para voltar atrás”, garantiu o produtor de Chapada/RS, Sadi Paulo Malmann.

Em São Jorge/RS a produção de silagem com milho Coodetec também agrada. Evandro Cunico plantou o híbrido CD 397PRO. “Tem qualidade de planta e apresenta boas espigas. Fica verde e rendeu muito bem. Produzi mais de 80 toneladas por hectare. Vou continuar com esse híbrido.”

A silagem de milho CD ainda rende elogios em Santa Catarina. Arcadio Hoff, de Seara, passou pela Expodireto e aproveitou a oportunidade para falar sobre o bom rendimento de sua lavoura. “No ano passado já havia plantado o CD 384Hx e colhi bem. Agora foi melhor ainda. Produzi 64 toneladas de silagem com excelente qualidade. Meu vizinho viu a minha produção e só plantou Coodetec nesse ano. Também plantei o CD 324PRO, porém para grão. Esse híbrido, que já foi bem no ano passado, deve ir ainda melhor agora. Está desenvolvendo muito bem na lavoura. Os híbridos CD estão aprovados”, afirmou.

Refúgio

O produtor de soja e milho do Rio Grande do Sul também encontra no estande da Coodetec um ambiente para tirar dúvidas. Os profissionais da Cooperativa são capacitados e auxiliam o agricultor para que a produtividade agrade sempre. Antônio Devanir Rotta, de Roque Gonzales/RS, esteve na Expodireto e procurou a equipe CD para tirar dúvidas sobre as áreas de refúgio em soja. “Não sabia por que era importante plantar variedades RR ao lado de cultivares Intacta RR2 PRO™. Pensava que era apenas para vender as diferentes sementes. Porém, foi muito importante a orientação que recebi da equipe Coodetec. O refúgio ajuda a preservar a tecnologia de resistência à lagarta. Sou pequeno produtor e agora sei que, caso eu deixe o refúgio apenas para os vizinhos, posso arriscar a minha produção dos próximos anos.”

O plantio e a manutenção de áreas de refúgio têm papel fundamental para garantir a preservação de tecnologias, como a Intacta RR2 PRO™. “O refúgio controla a produção de lagartas e garante que insetos suscetíveis à tecnologia Bt acasalem com indivíduos resistentes, transmitindo assim a suscetibilidade aos descendentes”, destacou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025