Alta Genetics oferece curso de inseminação artificial em bovinos no mês de outubro
Os interessados em fazer o Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares no Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Castanhal, têm até esta terça-feira (16) para fazer a inscrição.
O curso, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem início em 2013 pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA). O tema é o desenvolvimento rural sustentável com base em sistemas integrados de produção agropecuária, extrativista e agroindustrial voltado para as demandas sociais e organizacionais dos empreendimentos agroalimentares solidários da Amazônia.
A proposta surgiu a partir das solicitações dos empreendimentos agroalimentares solidários, movimentos sociais e ações de cooperação entre o Instituto Federal do Paraná (IFPA) Campus Castanhal, Universidade Federal do Pará, Embrapa e a Universidade de Alicante da Espanha. A parceria possibilitou a participação de professores das referidas instituições no programa de pós-graduação.
Segundo a professora do IFPA, Maria José Barbosa, este mestrado responde, principalmente, à demanda de profissionais que atuam nos Territórios Rurais. “Neste sentido visa fortalecer ações de caráter técnico, articuladas a uma prática coerente com as dinâmicas do desenvolvimento rural e da gestão de empreendimentos agroalimentares, tendo em vista a vocação da agricultura familiar e as dificuldades relativas à gestão e às estratégias de desenvolvimento centradas na pequena produção de base familiar”, destaca.
Linhas de pesquisa
O curso terá duas linhas de pesquisas: Dinâmicas e Manejo de Agroecossistemas e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares A primeira linha de pesquisa visa o desenvolvimento de estudos, tecnologias e inovações sustentáveis aplicadas à produção agropecuária a partir dos princípios da Agroecologia e da Economia Solidária, bem como estudos sobre agroecossistemas e desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade, para melhorar a segurança alimentar e nutricional da Amazônia a partir da produção agropecuária e extrativista.
Já a segunda linha busca a realização de pesquisas aplicadas à inovação tecnológica como empreendimentos econômicos solidários, estudos sobre cadeias produtivas e manejo de agroecossistemas. Além de desenvolvimento de arranjos produtivos locais articulados com políticas públicas com ênfase na gestão, administração, comercialização e consumo sustentável.
O curso, que possui 20 vagas – dez delas destinadas à comunidade externa e as outras dez aos professores e servidores do setor administrativo do IFPA –, será presencial e terá a duração de dois anos. “Vamos dar destaque para a formação em desenvolvimento rural, territorial, com ênfase na economia solidária. Os critérios para que os candidatos sejam habilitados ficarão a respeito da apresentação de pré-projetos vinculados às temáticas abordadas”, esclarece Maria José.
Seleção
A seleção dos candidatos será feita por uma comissão formada por membros aprovados no Colegiado do Programa e será dividida por fases. A primeira fase, com a divulgação dos candidatos habilitados, ocorre no dia 26 de outubro. A prova escrita, com duração de quatro horas, na qual o candidato deverá discorrer sobre temas e questões relacionados à bibliografia do processo seletivo, está marcada para 5 de novembro. A entrevista será feita entre os dias 16 e 19 de novembro e a prova de títulos, que consiste na avaliação do Currículo Lattes do candidato, entregue para a Comissão, será nos dias 3 e 4 de dezembro.
O mestrando deverá desenvolver competências e habilidades para disseminar e construir tecnologias e inovações numa perspectiva integrada, envolvendo os sistemas de cultivo e criação agroextrativista e agroindustrial; ter a capacidade de gerenciar ferramentas e tecnologias sustentáveis buscando a promoção de processos organizacionais e administrativos dos empreendimentos agroalimentares; e compreender a dinâmica social das organizações de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das instituições públicas e privadas por meio da solução de problemas, geração e aplicação de processos de inovação apropriados para a Amazônia.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Programa, de 8h às 11h, e de 14h às 17h, ou via postal pelo endereço Instituto Federal do Pará – IFPA Campus Castanhal Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares – Rodovia BR 316, Km 61, s/nº, Bairro Saudade – CEP. 68.740-970 Castanhal (PA).
Outras informações podem ser obtidas nos sites
e
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura