Revistas
 
Hortaliças e Frutas
 
Altura reduzida de tratores para fruticultura

Uso do caulim processado em citros

Página 13 | 03/11/2021 | Marcelo Pedreira de Miranda, Haroldo Xavier Linhares Volpe e Renato Beozzo Bassanezi, Fundecitrus; Ana Caroline Silva, MasterCitrus/Citrosuco; Wellington Ivo Eduardo, Fapesp

Como a aplicação de caulim processado pode ajudar no manejo integrado do psilídeo dos citros Diaphorina citri e consequentemente na diminuição da incidência de Huanglongbing (HLB) nos pomares.

 

O controle químico é a tática mais eficaz e utilizada pelos citricultores para o controle do psilídeo dos citros, Diaphorina citri. Contudo, o aumento no número de aplicações de inseticidas pode causar um desequilíbrio ecológico no pomar e resultar em surtos de pragas secundárias. Além disso, cada vez mais o mercado consumidor exige a utilização de medidas mais sustentáveis para a produção de alimentos. Estudos realizados no Fundecitrus demonstraram que a aplicação de inseticidas reduz a inoculação das bactérias associadas ao HLB (Candidatus Liberibacter spp.), contudo, as infecções primárias (entrada do patógeno no pomar comercial a partir de fontes de inóculo externas sem manejo do psilídeo) não são totalmente evitadas.

Do ponto de vista do manejo integrado de pragas, novas formas de controle são necessárias para que se possa ter um manejo mais eficiente e sustentável. Assim, a utilização de inseticidas deve ser associada a outros métodos de controle, sendo o caulim processado uma alternativa que pode reduzir dispersão dos psilídeos para os pomares comerciais e consequentemente a incidência da doença. Nos trabalhos realizados pelo Fundecitrus utilizou-se o produto Surround WG, que é um silicato de alumínio branco, não abrasivo, de granulometria pequena (≈ 1µm) e que se dispersa facilmente em água, permitindo sua aplicação por meio de turbopulverizadores. Este produto, quando aplicado sobre as plantas, cria uma película branca que pode interferir na identificação da planta hospedeira por diversas espécies de insetos. 

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

AssineLogin

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com