Revistas
 
Maquinas
 
Test Drive trator R50 da LS Tractor

Tratores compactos e subcompactos ganham espaço no mercado brasileiro

Página 40 | 25/10/2021 | Ângelo Vieira dos Reis, Mauro Fernando Ferreira e Fabrício Ardais Medeiros, Nimeq/UFPel; Tiago Lopes Bertoldi, Spaf/UFPel

O mercado para tratores compactos sempre existiu, mas ultimamente as marcas têm investido mais no segmento, dando ao produtor opções que se adaptam melhor aos serviços específicos neste segmento.

 

Quando se fala em trator de quatro rodas compacto ou subcompacto, percebe-se que existe uma grande faixa de sobreposição entre os tamanhos, dificultando obter uma definição formal uniforme. Nesse caso, ao contrário de outras classificações, a potência no motor não é tão importante, pois o que realmente diferencia essas classes de tratores das demais é a possibilidade de realizar atividades em espaços reduzidos, onde haja limitações de largura (exigência de bitola estreita) ou altura. Para os chamados subcompactos os ambientes de trabalho são ainda mais limitantes, embora não haja uma separação clara de tamanho entre eles e os compactos. Assim, pode-se definir como compacto um trator versátil para todos os tamanhos de propriedade, executando atividades, no campo ou em ambiente fechado, que requeiram dimensões reduzidas (largura, altura e comprimento) e elevada manobrabilidade.

Tratores estreitos ou fruteiros também são sinônimos, muitas vezes empregados em operação de limpeza de pomar de figueiras com roçadora articulada automática desenvolvida no Núcleo de Inovação em Máquinas e Implementos Agrícolas (Nimeq). Quanto à potência, o mercado nacional oferece modelos, autodenominados pelos respectivos fabricantes como compactos e subcompactos, entre 11kW e 75kW (15cv e 102cv).

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

AssineLogin

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com