Revistas
 
Grandes Culturas
 
Plântulas em risco

Reguladores de crescimento em trigo

Página 8 | 14/10/2021 | Luis Henrique Penckowski, Eliana Fernandes Borsato e Evandro Maschietto, Fundação ABC

Tradicionalmente utilizados como ferramenta para auxiliar no controle do acamamento em trigo, reguladores de crescimento mostram resultados promissores também no aumento da produtividade.


Atualmente uma das ferramentas utilizadas na busca do teto de produtividade das novas cultivares de trigo consiste na utilização de reguladores de crescimento. Há alguns anos o principal uso desses reguladores na cultura tinha por objetivo o controle do acamamento, principalmente em cultivares de porte mais alto ou suscetíveis. Porém, no cenário atual com cultivares de porte mais baixo e tolerantes ao acamamento essa é uma ferramenta que, mesmo na ausência de acamamento, garante incrementos significativos na produtividade.

Mas, o que são reguladores de crescimento? Esse termo é empregado para compostos naturais ou sintéticos que exibem atividade no controle do crescimento e desenvolvimento da planta. Diversos reguladores sintéticos de crescimento que têm sido utilizados comercialmente atuam inibindo, de algum modo, a síntese de giberelinas (Enéas Filho et al., 2010). As giberelinas são hormônios vegetais que estimulam a divisão celular e/ou a elongação celular (Taiz; Zeiger, 2004).

O trinexapac-ethyl é um regulador de crescimento utilizado em trigo e cevada, que atua na síntese de giberelinas nas plantas e promove redução no comprimento do colmo com diminuição da altura da planta, evitando o acamamento (Amrein et al., 1989). A máxima inibição do crescimento ocorre até duas ou três semanas após sua aplicação (Fagerness; Penner, 1998).

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

AssineLogin

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com