Revistas
 
Maquinas
 
Test Drive trator R50 da LS Tractor

O que são e para que servem o torque e o boost em motores de tratores

Página 8 | 22/10/2021 | Leandro Gimenez, Departamento de Engenharia de Biossistemas, Esalq/USP

Torque e boost em tratores, o que são e para que servem? Eles são imprescindíveis em diversas situações e possibilitam um trabalho mais uniforme e tranquilo.

 

Tratores têm diversas aplicações e são projetados de modo a atender condições de uso mais ou menos restritas. Há aqueles para uso geral e os voltados a tipos mais específicos de operação. Por isso, as configurações mesmo dentro de uma mesma faixa de potência podem oscilar tremendamente. A energia mecânica disponibilizada pelos tratores é oriunda da conversão da energia química presente no combustível. O processo ocorre de forma mais ou menos controlada nos motores.

Em motores ciclo Diesel a combustão é realizada a partir da compressão da mistura de ar e combustível no interior dos cilindros, provocando a ignição e a geração de pressão que leva ao deslocamento linear do êmbolo e à disponibilização de movimento rotativo a partir do sistema biela-manivela em um de quatro movimentos do êmbolo no cilindro. A combinação de vários cilindros permite o fornecimento contínuo de energia mecânica.

Muitas são as configurações possíveis dos motores, mas a busca dos engenheiros que os projetam é sempre pela eficiência no processo de transformação de energia, o que resultou em evolução relevante nas últimas décadas. Assim, dispositivos como as turbinas (turbo) e os trocadores de calor (intercooler) foram gradativamente incorporados. O primeiro visando elevar a quantidade de ar nos cilindros e o segundo contribuindo ao reduzir a temperatura, elevando a densidade e permitindo maiores taxas de compressão. 

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

AssineLogin

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com