Revistas
 
Grandes Culturas
 
Plântulas em risco

Manejo da mosca branca em soja

Página 40 | 14/10/2021 | Mariana Vale dos Santos, Yasmin Milken e Germison Vital Tomquelski, Desafios Agro

O que é preciso levar em consideração para obter bons resultados no manejo da mosca branca, praga implacável, que muitas vezes encontra no clima e nos sistemas de cultivo do Brasil aliados para agravar suas infestações.


Diversos são os desafios enfrentados pelos produtores nas últimas safras no manejo de pragas. A complexidade do sistema de produção, com culturas concomitantemente semeadas em sucessão, ou mesmo a presença o ano inteiro no sistema (“tigueras”), além de características das pragas, como a polifagia/migração, tem levado ao aumento de aplicações e prejuízos às culturas. 

Nas últimas safras o aumento no preço das commodities tem levantado várias dúvidas quanto ao manejo a ser adotado. Uma realidade são os índices de controle, que diminuíram, haja vista que o custo de determinadas estratégias acabou não aumentando, e muitas cultivares e patamares de produtividade estão mudando frequentemente. 

Cada vez mais análises devem ser realizadas, criteriosamente, a fim de manter o equilíbrio sustentável. O Manejo Integrado de Pragas (MIP) tem como base um pilar muito importante, que é o conhecimento da praga e da lavoura, que subsidia todas as tomadas de decisões. Conhecedor dos reais prejuízos das pragas o técnico pode conseguir ajustar o manejo.

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

AssineLogin

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com