Revistas
 
Maquinas
 
Test Drive trator R50 da LS Tractor

Importância de estruturas de proteção contra capotamento de tratores agrícolas

Página 30 | 25/10/2021 | Daniel Mariano Leite, Univasf; Flávio Coutinho Longui, UFBA

Como os tratores agrícolas são usados cada vez mais em diferentes atividades nas propriedades rurais, um componente importante são as estruturas de proteção contra capotamento, também conhecidas como Rops ou EPCC.

 

Hoje muito se pensa em cabines climatizadas, com assentos confortáveis, boa iluminação interna, com ampla visão, um belo design, mas, muitas vezes, não atentamos às características básicas, que são a proteção e a segurança do usuário.

Algo primordial no projeto de uma máquina agrícola é a segurança do operador, essa relação máquina-operador é conhecida como ergonomia, que além da segurança, busca maior eficiência e o mínimo de fadiga no trabalho a ser desenvolvido.

As Estruturas de Proteção Contra Capotamento - EPCC, mais conhecidas pelo seu termo em inglês como Roll Over Protective Struture ou simplesmente Rops, como o próprio nome diz, são sistemas desenvolvidos para proteger o operador em caso de capotagem. Existem também outras opções, que são menos conhecidas (box).

Com a concepção do projeto, o fabricante submeterá as cabines ou proteções contra capotamento aos órgãos de certificação, que passarão por vários testes buscando encontrar as inconformidades na estrutura, garantindo a robustez e a capacidade de proteger o operador. Só após aprovações em todos os requisitos que o produto receberá a certificação.

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

AssineLogin

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com