Em momentos de crises hídricas, muitos produtores decidem investir em sistemas de irrigação para suprir a falta de água das chuvas. No entanto, este momento não é o mais recomendado para implementar este tipo de investimento, já que não há muito tempo para realizar um projeto adequado.
Cada vez que a sociedade se vê diante de uma nova crise hídrica crescem as discussões em relação aos motivos que conduzem a esta realidade. No momento de crise, entretanto, não há o espaço necessário para o planejamento, imprescindível na busca de soluções mais duradouras para a prevenção de novos conflitos. Infelizmente, quando a crise passa se retoma a vida normal, até que o quadro novamente ocorra. Desta forma, as soluções são advindas de alternativas emergenciais, e não de um planejamento consistente. A seguir procuramos abordar alguns aspectos que podem reduzir a ocorrência de novas crises hídricas, e de alternativas para mitigá-las.
Além de suprir o abastecimento humano e do fundamental papel na conservação do meio ambiente, a água possui diversos outros importantes usos, como: dessedentação animal, abastecimento industrial, irrigação, geração de energia, navegação, diluição de efluentes, lazer, entre outros relevantes usos, sendo ela cada vez mais disputada pelos múltiplos usuários em virtude do crescimento demográfico e do aumento do consumo per capita.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura