Revistas
 
Maquinas
 
Test Drive trator R50 da LS Tractor

Como planejar corretamente o uso de recursos hídricos para irrigação

Página 26 | 25/10/2021 | Fernando Falco Pruski, ABRHidro/UFRB

Em momentos de crises hídricas, muitos produtores decidem investir em sistemas de irrigação para suprir a falta de água das chuvas. No entanto, este momento não é o mais recomendado para implementar este tipo de investimento, já que não há muito tempo para realizar um projeto adequado.

 

Cada vez que a sociedade se vê diante de uma nova crise hídrica crescem as discussões em relação aos motivos que conduzem a esta realidade. No momento de crise, entretanto, não há o espaço necessário para o planejamento, imprescindível na busca de soluções mais duradouras para a prevenção de novos conflitos. Infelizmente, quando a crise passa se retoma a vida normal, até que o quadro novamente ocorra. Desta forma, as soluções são advindas de alternativas emergenciais, e não de um planejamento consistente. A seguir procuramos abordar alguns aspectos que podem reduzir a ocorrência de novas crises hídricas, e de alternativas para mitigá-las.

Além de suprir o abastecimento humano e do fundamental papel na conservação do meio ambiente, a água possui diversos outros importantes usos, como: dessedentação animal, abastecimento industrial, irrigação, geração de energia, navegação, diluição de efluentes, lazer, entre outros relevantes usos, sendo ela cada vez mais disputada pelos múltiplos usuários em virtude do crescimento demográfico e do aumento do consumo per capita.

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

AssineLogin

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com