IV Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo discute cenário para o grão
Evento reuniu representantes da cadeira produtiva na Fiesp para tratar do futuro da moagem do trigo
A Yara reconhecerá os finalistas e entregará prêmio ao vencedor da 3ª edição do concurso NossoCafé, durante a Semana Internacional do Café, um dos eventos mais importantes do setor. Ele será realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, em Belo Horizonte, e reunirá representantes de toda a cadeia. O concurso tem como objetivo fomentar o cultivo de grãos de alta qualidade e reconhecer os melhores cafeicultores do País.
Nesta edição, o NossoCafé teve 164 amostras inscritas: 49,1% a mais em relação a 2018, o que representa maior engajamento dos cafeicultores que utilizam o programa nutricional da Yara. Após duas etapas de provas, classificação e seleção das amostras, realizadas em Muzambinho por experts no assunto e de acordo com os protocolos de classificação e avaliação da Specialty Coffee Association, foram eleitas cinco amostras de cada categoria - Café Cereja Descascado (Despolpado ou Desmucilado), um café processado por via úmida, que passou pela secagem em pergaminho; e Café Natural - café processado por via seca, que passou pela secagem com casca.
“Para o desenvolvimento das suas soluções inovadoras em nutrição, entre outros fatores, a Yara está atenta às tendências de mercado. E quando se fala em café, fica clara a demanda por produtos com alto valor agregado, sabores diferenciados e que ofereçam uma verdadeira experiência no ato da degustação. A nutrição equilibrada e realizada nos momentos corretos é muito importante para obtenção de cafés de qualidade. O concurso NossoCafé reconhece o produtor que está antenado e preparado para atender a esta demanda cada vez mais exigente”, afirma Kaio Dias, especialista agronômico na Yara.
Dos dez cafés finalistas, em sua maioria originários da região das Matas de Minas, haverá um premiado em cada categoria. O primeiro colocado ganhará uma viagem para a Specialty Coffee Expo 2020, em Portland (EUA), com todas as despesas pagas. Além disso, terá seu lote adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado e o seu nome e dados de sua propriedade estampados nas embalagens NossoCafé que serão distribuídas globalmente pela Yara.
Além do evento de premiação, a Yara apresentará na Semana Internacional do Café um estande com as principais soluções nutricionais voltadas à cultura do café e que tem como proposta, além de ser um espaço para degustação dos cafés campeões do concurso NossoCafé, receber produtores que queiram dicas ou tirar dúvidas e ser um local para networking.
Este ano o espaço será sensorial - os visitantes poderão sentir o aroma dos 10 cafés finalistas -- e temático, com fotos dos produtores com QR Code que redirecionará a uma plataforma que traz todas as informações relacionadas aos cafés expostos, história do produtor e website da fazenda, caso ele possua.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura