Cultivo do trigo beneficia sistemas de produção agrícola do Brasil Central
Com o aperfeiçoamento do manejo, produtores têm conseguido explorar o potencial de cultivares, obtendo produtividades médias superiores a 100 sc/ha
O Consórcio Pesquisa Café realiza no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, no período de 8 a 11 de outubro de 2019, o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, cujo tema central será “Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil”. O evento está sendo promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper e Embrapa Café.
O Simpósio tem como objetivo apresentar resultados de pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, bem como estimular o diálogo da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café, com vistas a promover a sustentabilidade do setor, por meio da pesquisa, inovação, melhoria da qualidade do produto, prospecção de novos cenários e tendências de consumo. Nesta edição são esperados aproximadamente 700 participantes, tais como pesquisadores, extensionistas, técnicos, professores, estudantes, dirigentes de instituições do setor cafeeiro, empresários, cafeicultores e demais interessados nos Cafés do Brasil.
Foram selecionados 399 trabalhos técnico-científicos para serem apresentados no formato de pôsteres, dos quais 30 serão apresentados em sessões orais pelos próprios autores. Referidos trabalhos foram selecionados pela Comissão Científica e contemplam os seguintes focos temáticos e respectivos quantitativos: Agregação de qualidade ao café – 36 trabalhos selecionados; Agroclimatologia e fisiologia (56); Aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos à base de café (4).
Em complemento dos focos temáticos, foram selecionados 81 trabalhos de Aprimoramento dos sistemas de cultivo; Benefícios do café à saúde humana (1); Desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras de café (15); Genética, melhoramento e biotecnologia (94); Manejo de pragas e doenças dos cafeeiros (55); Mecanização do cultivo e da colheita do café em áreas planas e de montanhas (10); Melhoria dos processos de colheita e pós-colheita (13); Transferência de tecnologia e comunicação (18); e Uso racional de água na cafeicultura (16).
A Programação Oficial começará no dia 8 de outubro, a partir das 14h, com a solenidade de abertura, coffee break, boas-vindas e conferência de abertura. As sessões técnicas serão realizadas nos dias 9 e 10 com palestras, minicursos e mesas-redondas.
No dia 11, mediante inscrição prévia de interessados, estão programadas visitas técnicas em lavouras de café arábica, no município de Marechal Floriano, e café conilon, nos municípios de Serra e Fundão.
Durante a realização de todo evento, haverá exposição de quadros da artista plástica e cafeicultora Valéria Vidigal, cuja temática de suas obras é a cafeicultura.
Inscrições ainda poderão ser feitas mediante acesso na página do Consórcio. Acesse http://www.consorciopesquisacafe.com.br/ e click no banner ‘Inscrições no X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil’ com indicação do nome completo, e-mail, CPF, endereço, entre outros dados. Até a presente data já foram inscritos para participar do Simpósio 523 interessados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura