Votorantim Cimentos amplia mercado de insumos agrícolas no centro-oeste

Na AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados 2018, de 15 a 19 de maio, empresa anuncia ampliação da produção e nova linha de calcário agrícola

14.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Nathália Padilha

Presente nos principais eventos do setor agrícola do país, a Votorantim Cimentos anunciará na AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados, que acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, entre os dias 15 e 19 de maio, o início, em 2018, da expansão da capacidade produtiva de sua unidade de Nobres (MT), com mais uma nova linha de calcário agrícola dentro do complexo industrial. Com investimentos de R$ 42 milhões, a previsão é que essa se torne a maior planta de calcário agrícola da região. "A fábrica de Nobres já está licenciada e as obras foram iniciadas. Com o crescimento desse empreendimento, a Votorantim Cimentos vai adicionar 800 mil toneladas por ano no mercado do Mato Grosso", afirma o gerente geral de Calcário Agrícola da Votorantim Cimentos, Laércio Solla.

Ainda na 11ª edição do evento, que mostra o potencial da agropecuária da região do Planalto Central, a Votorantim Cimentos vai apresentar a Cal Fértil, uma solução agronômica de alto desempenho para a agricultura. O produto melhora as propriedades físicas do solo atingindo maiores profundidades e reações mais rápidas, favorecendo neutralização mais rápida do solo e desenvolvimento das raízes. Como diferencial desta ação rápida e altamente solúvel, já que percola para as camadas mais inferiores do solo, sem incorporação, por meio de um oxido de cálcio hidratada com maior concentração de nutrientes que os calcários agrícolas convencionais.

Para o evento, que reúne produtores rurais, empreendedores do campo, estudantes, empresários e quem atua no setor, a empresa convidou as Reservas Votorantim, para apresentar seu mais novo serviço, a oferta de área para compensação de Reserva Legal. Com foco na geração de valor compartilhado com a sociedade, serão oferecidas alternativas para regularização de propriedades no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). As Reservas Votorantim é uma empresa da Votorantim S.A que administra os ativos ambientais do Legado das Águas (SP), maior reserva privada de Mata Atlântica do País, e do Legado Verdes do Cerrado (GO), única Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável da região Centro-Oeste.

Investimentos

Considerando o mercado de calcário agrícola como importante alavanca para garantia de sustentabilidade no seu negócio, a Votorantim Cimentos aumentou os investimentos, ampliou o portfólio, e sua estratégia de diversificação já contabiliza resultados. O crescimento no segmento de insumos agrícolas da empresa chegou a aproximadamente 30% no último ano-safra, com 4,5 milhões de capacidade instalada em 11 fábricas em todas as regiões do Brasil. Hoje, no momento em que o calcário agrícola traz benefícios para a produção do alimento no Brasil e contribui para ganhos de produtividade e diminuição das emissões de CO2 nas unidades industriais, a participação da Votorantim Cimentos é estimada em 10% do mercado nacional e o Centro-Oeste é uma das regiões que merecem destaque.

Inovação e qualidade

Pesquisas agrícolas e uma vasta literatura científica comprovam que os solos brasileiros, em especial o solo do bioma Cerrado, são, em sua maioria, muito ácidos e que a correção pela calagem é imprescindível para se obter maior produtividade das culturas, e, portanto, maior ganho econômico. Assim, além da novidade apresentada pelo Cal Fértil, na AgroBrasília, a Votorantim oferece ao mercado outros dois produtos com significativo grau de pureza e que atendem desde os pequenos produtores até as grandes empresas do setor agrícola.

A marca Calcário Itaú possui um processamento diferenciado que torna o produto mais fino e econômico, aumentando a superfície de contato com o solo. Proporciona, assim, melhor aproveitamento dos nutrientes pela planta aumentando a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Já a marca Zincal, da Votorantim Metais, é comercializada para neutralização do alumínio tóxico e aumento da eficiência dos fertilizantes, corrigindo o solo para obter maior produtividade, já que muitas vezes, na superfície com pH excessivamente ácido verifica-se a diminuição na disponibilidade de nutrientes como fósforo, cálcio, magnésio e potássio.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro