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Destaque do espaço dedicado à sustentabilidade no estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus durante a Fenatran 2024, o caminhão conceito VW Meteor Hybrid com sistema de tração inteligente foi desenvolvido em parceria com a Suspensys para estudo de uma solução voltada ao transporte rodoviário sob medida para a infraestrutura brasileira. Dotado de um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico, esse protótipo vem com tecnologia embarcada para gerenciar o uso de cada trem de força de forma automática, de acordo com a rota e a disponibilidade de bateria, antecipando até mesmo topografias à frente na estrada.
O conjunto proporciona mais capacidade de tração já que o terceiro eixo se torna trativo, transformando o modelo em um 6x4 sempre que necessário. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida, quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado. Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até 20% de velocidade graças a seu adicional de 35% de força trativa nas rodas.
Por outro lado, também tem sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus. O custo operacional se beneficia ainda da menor exigência do conjunto diesel e do sistema de freios. Além disso, o sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações, aumentando a eficiência e a economia de bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.
Esse conceito está alinhado à estratégia de vanguarda na descarbonização da Volkswagen Caminhões e Ônibus, primeira montadora a desenvolver e produzir um caminhão 100% elétrico na América Latina. Desta vez, o conceito agrega soluções para a eletrificação ao mesmo tempo em que flexibiliza a necessidade de infraestrutura, já que o modelo pode rodar somente com o motor a diesel se não houver possibilidade de carregamento em viagens de longa distância ou mesmo receber uma recarga em sistema de baixa voltagem (com 220V). O veículo também possui o sistema de recarga rápida de alta voltagem, com o sistema padrão CCS2.
Para elevar ainda mais os ganhos ambientais e de eficiência, o conceito do Meteor Hybrid apresenta pacote aerodinâmico composto por um sofisticado conjunto de defletores, que vão desde o teto, passando pelas laterais da cabine e chassi, incorporando também extensores para considerar o pack de baterias, para assegurar a maior aerodinâmica, juntamente com uma proteção de borracha em toda a parte inferior. Já as calotas contam com um design especial para diminuir o arraste.
A bordo da cabine, o motorista passa a desfrutar um maior campo de visão, com alcance de mais de dois quilômetros, proporcionado com o sistema de câmeras e monitores que elimina pontos cegos e permite melhor visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos, além de colaborar com um menor coeficiente de arrasto aerodinâmico. Não é necessário qualquer ajuste durante manobras e ainda tem um maior controle dos obstáculos no movimento de ré.
Testes iniciais estimam que o conceito Meteor Hybrid pode reduzir em até 10% o consumo de diesel, dependendo da topografia de sua operação. Isso reflete diretamente nas emissões de CO2e, podendo corresponder a mais de 25 toneladas evitadas por ano. E o potencial pode ser ainda maior: a redução supera 90% se abastecido com HVO (óleo vegetal hidrotratado), também conhecido como diesel verde, como é o caso do modelo em apresentação nesta Fenatran de 2024. Nesse cenário, seriam 230 toneladas evitadas.
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