Lavouras de milho e soja no sul do país devem apresentar recuperação na produtividade na safra 2022/23
Para 2022/23 espera-se que as condições climáticas sejam mais favoráveis
As flores possuem várias maneiras invisíveis para atrair os polinizadores. Uma delas é a umidade, capaz de sinalizar para as abelhas a presença de néctar. Até a realização de um estudo conjunto nas universidades de Bristol e Exeter, na Inglaterra, acreditava-se que eram só as cores brilhantes das flores que atraíam as abelhas.
A nova pesquisa, publicada agora no Journal of Experimental Biology, mostrou que as abelhas são capazes de detectar e escolher com precisão entre flores as que têm diferentes tipos de umidade próximos à superfície. Os cientistas descobriram que as abelhas poderiam ser treinadas pra diferenciar entre dois tipos de flores artificiais com diferentes níveis de umidade, se apenas uma fornecesse uma recompensa de água com açúcar.
O pesquisador Michael Harrap, da universidade de Bristol, é o principal autor do estudo. Ele disse: "sabemos que diferentes espécies de plantas produzem flores com padrões distintos de unidade, que diferem do ar circundante. Saber que as abelhas podem usar esses padrões paa judá-las a encontrar comida mostra que as flores evoluíram de uja enorme variedade de maneiras diferentes de atrair polinizdores".
Na Universidade de Exeter a professora Natalie Hempel de Ibarra explicou: "nosso estudo mostra que as abelhas não apenas usam essa informação sensorial para fazer escolhas sobre como se comportam, mas também são capazes de aprender a distinguir entre os padrões de umidade de forma semelhante a como eles aprendem a reconhecer cor ou o cheiro da flor".
O professor Sean Rands, também de Bristol, adianta que "se os padrões de umidade são importantes para atrair os polinizadores, eles provavelmente serão um dos vários sinais diferentes (como cor, aroma e padrão de forma) de que uma flor está usando ao mesmo tempo, e pode ajudar a abelha a identificar e manusear a flor de forma mais eficiente. A eficácia dos padrões de umidade pode depender da umidade do ambiente circundante; as mudanças climáticas podem afetar essa unidade ambiental, que por sua vez teria um efeito negativo em uma abelha visitante, porque a eficácia do padrão de umidade seria alterada".
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura