Massey Ferguson apresenta trator que completou rally no deserto na Agritechnica 2025
Modelo agrícola adaptado torna-se o primeiro trator da história a concluir a prova
A Fendt apresenta a nova geração da série 1000 Vario na Agritechnica. As máquinas têm opção com potência entre 426 e 550 cv, novos recursos de iluminação, cabine redesenhada e tecnologias voltadas à economia de combustível.
A linha inclui quatro modelos: Fendt 1040, 1044, 1048 e 1052 Vario. Todos contam com o sistema DynamicPerformance (DP), que entrega potência adicional de até 30 cv de forma dinâmica, conforme a exigência dos implementos ou condições operacionais.
O motor MAN, já compatível com HVO100 e outros combustíveis da norma DIN 15940, recebeu atualizações técnicas que ampliam o intervalo de troca do óleo da transmissão de 2.000 para 4.000 horas. Isso reduz o custo de manutenção. O conceito Fendt iD de baixa rotação permite torque elevado com menor consumo. O modelo topo de linha, Fendt 1052, entrega 2.650 Nm de torque a partir de 1.150 rpm e alcança 60 km/h com apenas 1.450 rpm.
Um dos destaques da nova geração é o sistema de iluminação UltraVision. Com até 120.500 lúmens, permite trabalho eficiente à noite. Os faróis LED têm ajuste individual em cinco níveis e perfis de luz personalizáveis. O sistema GroundVision ilumina a área atrás do trator, facilitando o acoplamento de implementos no escuro.
A cabine recebeu nova geração de assentos com ajustes elétricos, aquecimento, climatização, suporte lombar em quatro direções, massageador com três programas e memória de posição. O sistema de ar-condicionado é automático e há um novo refrigerador de 12 litros. Apple CarPlay será integrado ao sistema FendtONE a partir de 2026.
A limpeza automática dos filtros de ar do motor e da cabine é outra novidade. O sistema usa vácuo e separador ciclônico para manter a qualidade do ar em condições de poeira intensa, como na operação com enfardadoras ou durante a colheita em clima seco.
O Fendt 1000 Vario Gen4 traz ainda transmissão VarioDrive de estágio único, que distribui a potência de forma independente entre os eixos. Isso elimina a necessidade de troca de marchas ou acionamento manual do 4x4. O efeito "pull-in turn" permite curvas mais fechadas ao tracionar o eixo dianteiro durante a manobra.
A linha também inova com a possibilidade de limitar a potência do trator de acordo com o implemento. Isso evita consumo excessivo de combustível e desgaste de equipamentos em tarefas que não exigem toda a força do motor.
No hidráulico, a capacidade chega a 430 litros/minuto com sistema de bomba dupla. São seis conexões traseiras e uma dianteira. O modelo suporta até 7 toneladas de carga útil com aprovação para 50 km/h, ou 4 toneladas para 60 km/h. O sistema Load Sensing pode ser equipado com acoplamentos FFC, que reduzem vazamentos e entrada de sujeira.
O trator oferece diversas opções de pneus, incluindo versões duplas métricas e Row Crop. A nova geração traz de fábrica o cubo de roda dupla, que transmite melhor a força e reduz o escorregamento. O sistema VarioGrip de calibragem de pneus está disponível para todos os tipos de eixo e configuração.
Para atividades fora da agricultura, como construção civil, serviços urbanos ou florestais, o modelo oferece controle reverso de condução, para-brisa de segurança laminado aquecido, limpador do lado direito e suspensão coordenada. A nova cabine garante visibilidade, conforto e segurança ao operador.
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