Inseticida Majesty é o novo produto oferecido pela DVA Brasil
Cuidados evitam o aparecimento de pragas que comprometem a qualidade do grão.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Organização Armazem das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estimam que as perdas qualitativas, que comprometem o uso do grão produzido ou o classificam para uso menos nobre, podem chegar a até 10% do rendimento total de grãos armazenados.
"As perdas no pós-colheita ocorrem principalmente porque ainda há silos e armazéns que não fazem o tratamento adequado, que inclui etapas como a limpeza e higienização da unidade armazenadora; o tratamento com produtos apropriados, tanto do espaço físico quanto dos grãos; e o monitoramento contínuo do local. Estes cuidados evitam o aparecimento de pragas que comprometem a qualidade do grão, como traças, carunchos e besouros", afirma Luis Fernando Macul, gerente de marketing da área de Saúde Ambiental da Bayer CropScience.
Os problemas causados pelas pragas vão desde a degradação da massa de grãos até a presença de fragmentos de insetos, o que pode trazer consequências para a saúde humana e animal, além de entraves para exportação de produtos em razão do potencial de risco.
"Os produtores têm investido muito em tecnologia, com o uso de produtos inovadores e técnicas avançadas de plantio, mas caso não haja o tratamento correto dos grãos no pós-colheita este investimento pode ser desperdiçado. É preciso estender o cuidado que ele tem em todo o processo também para a fase de armazenamento", diz Macul.
A Bayer CropScience, por meio da divisão de Saúde Ambiental, possui duas soluções para tratamento de unidades armazenadoras e de grãos, o K-Obiol 25 CE e o K-Obiol 2P. Ambos são inseticidas que apresentam longo residual e alta eficácia no controle de pragas que podem comprometer a qualidade dos grãos armazenados. Recomenda-se o uso preventivo, e tanto o K-Obiol 25CE (concentrado emulsionável) quanto o K-Obiol 2P (pó seco) podem ser aplicados diretamente em grãos, sacarias e instalações.
Fonte e informações adicionais:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura