Tomatec terá mais de três anos de pesquisa

16.12.2014 | 21:59 (UTC -3)

A sede da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) será palco da assinatura de contrato entre a Embrapa e a Syngenta, no dia 23 de dezembro (terça), às 10h, que vai estender por mais três anos a pesquisa com o Tomatec, o sistema de produção de tomate livre de resíduos de agrotóxicos, desenvolvido pelo centro de pesquisa carioca.

O interesse da multinacional no sistema de produção surgiu no final de 2013. Ao longo de 2014 as duas empresas mativeram reuniões que definiram os termos da parceria.

"A Embrapa vai entrar com a tecnologia de transferência do sistema de produção enquanto a Syngenta fará frente aos encargos financeiros", conta o pesquisador da Embrapa Solos José Ronaldo Macedo.

A parceria vai atuar em três regiões do estado do Rio de Janeiro: Serrana (Friburgo e Trajano de Moraes), Norte/Noroeste (São José de Ubá e São Sebastião do Alto) e Médio Paraíba (Paty do Alferes).

"A Syngenta vê o Tomatec como um sistema de produção que adota as boas práticas agrícolas", diz José Ronaldo.

Vinte produtores estarão envolvidos ao longo dos três anos da parceria, que vai movimentar 600 mil reais, com objetivo de produzir 200 toneladas por ano.

Para saber mais sobre o Tomatec, clique aqui: https://www.embrapa.br/busca-de-produtos-processos-e-servicos/-/produto-servico/1245/tomate-ecologicamente-cultivado---tomatec

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro