Canola apresenta desenvolvimento satisfatório no Rio Grande do Sul
A predominância de dias ensolarados e temperaturas amenas também beneficiou o trigo; a área semeada, considerada tecnicamente concluída, alcançou 99%
A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul indica mudanças no tempo a partir do final de semana. É o que diz o Boletim Integrado Agrometeorológico 31/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta-feira (2/8): o fluxo de umidade e o ar quente sobre o Estado serão mantidos pela mesma configuração atmosférica do dia anterior, podendo ser observado mais nebulosidade ao longo do dia e condições favoráveis à ocorrência de precipitações isoladas de intensidade fraca sobre as regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Na maioria das regiões, o tempo deve seguir estável, sendo novamente caracterizado pela amplitude térmica entre o início da manhã e o final da tarde.
Sábado (3/8): a aproximação de uma frente fria vinda do Uruguai, associada à ação do Jato de Baixos Níveis, que intensificará o fluxo de umidade e ar quente, farão com que o tempo mude entre o início da tarde e o decorrer da noite para uma condição mais instável, da qual, poderá ser observado o aumento da nebulosidade. Nessa nova configuração atmosférica, haverá condições para precipitações ao longo da faixa de fronteira sobre as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.
Domingo (4/8): uma frente fria ingressará sobre o Rio Grande do Sul durante a madrugada, trazendo mudanças no tempo com precipitação de intensidade moderada a forte nas regiões Sul e Campanha, onde os prognósticos indicam chuvas entre 30 mm a 100 mm. No decorrer do dia, haverá um declínio nas temperaturas na metade sul do Estado, à medida que um anticiclone migratório, que se desloca na retaguarda da frente fria, avançar.
Segunda-feira (5/8): a passagem da frente fria, ainda que modesta, provocará precipitação de intensidade moderada de forma mais espalhada nas regiões Sul, parte da Região Central, Região Metropolitana, parte da Região dos Vales e Planalto Central. As temperaturas devem se manter amenas durante o dia, devido ao deslocamento do anticiclone migratório em direção ao Oceano Atlântico.
Terça-feira (6/8): a precipitação ocorrerá sobre as regiões Metropolitana, Região dos Vales, parte da Região Central, Planalto Central e Missões com intensidade fraca a moderada. As temperaturas devem permanecer amenas sobre todo o Estado, por conta do afastamento do anticiclone migratório, que seguirá em direção ao mar.
Quarta-feira (7/8): a chuva deve ser de intensidade moderada, ocorrendo principalmente sobre a Região Norte e Alto Uruguai. As temperaturas devem se manter amenas em todo o Estado pelo mesmo motivo do dia anterior.
O prognóstico para os próximos sete dias indica chuvas de intensidade fraca a moderada em todo o Rio Grande do Sul. As maiores precipitações são esperadas nas regiões sul, com volumes previstos entre 50 e 100 milímetros. Nas regiões Central, Campanha e Fronteira Oeste, os volumes devem variar entre 20 mm e 50 mm. Para a metade norte do Estado, as chuvas previstas variam de 1 mm a 30 mm, diminuindo conforme a área se aproxima do extremo norte.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura