Tecnologia em colheita brasileira é finalista no Swedish Steel Prize 2019

Kampag foi nomeada para o Swedish Steel Prize 2019 por desenvolver um novo módulo de alimentação para colheita de grãos e oleaginosas

05.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
Flávia Giraldes

O Swedish Steel Prize, que comemora sua 20ª edição este ano, reconhece avanços em engenharia, cooperação e aço que promovem um mundo melhor e mais sustentável. A Kampag, uma empresa brasileira, está entre as quatro finalistas para o prêmio deste ano que será concedido durante uma cerimônia em Estocolmo, Suécia, em 14 de novembro. A cerimônia de premiação faz parte de um evento de três dias onde haverá seminários e uma visita às instalações da SSAB para centenas de participantes internacionais.

A Kampag foi nomeada pelo seu Módulo de Alimentação de Alta Performance, uma solução para colheitadeiras axiais de grãos e oleaginosas que aumenta a produção pelo tratamento mais delicado do grão.

"Em um estudo realizado em uma fazenda de cultivo de soja, notamos que os componentes responsáveis por mover os grãos de soja desde a entrada até o rotor axial em módulos de alimentação tradicionais não eram projetados para seguir um fluxo natural e contínuo. Eles causavam interrupções que danificavam os grãos. Então tentamos projetar o novo módulo mudando o formato das lâminas responsáveis por alimentar a máquina", declarou Vanderlei Kamphorst, Diretor Executivo da Kampag.

A máquina é chamada "axial", isso significa que o fluxo do material ocorre no eixo axial, situado no rotor principal. O novo módulo de alimentação utiliza lâminas compostas de aço resistente ao desgaste Hardox 500 com formato otimizado de orientação espiralada para cortar e coletar grãos de soja, assim como outras culturas como arroz, milho, trigo e feijão, em um fluxo contínuo.

"Desde que começamos a usar o Hardox 500, conseguimos garantir um processo estável e uma ótima confiança que aumentou a durabilidade das lâminas em comparação a solução anterior", observou Kamphorst. "Além disso, a resistência ao desgaste também é muito maior e o Hardox claramente fez uma grande diferença para nós."

O Módulo de Alimentação de Alta Performance também pode aumentar o tempo de colheita por dia em duas horas pois possibilita a colheita em condições úmidas. O peso também foi drasticamente reduzido em relação às soluções anteriores devido ao design e ao uso do aço Hardox 500, resultando em até 15% de economia no consumo de combustível durante a colheita.

O Módulo de Alimentação de Alta Performance também reduz os danos à semente durante a colheita.Observando os níveis de colheita atuais, o aumento atribuído apenas ao Módulo de Alimentação de Alto Desempenho poderia cumprir toda a demanda de soja da Suécia por dois anos.

A motivação do júri do Swedish Steel Prize para selecionar a Kampag como finalista para o Swedish Steel Prize 2019 é: "A Kampag conseguiu aumentar a produção de grãos de soja enfatizando o tratamento mais delicado da colheita no design do seu módulo de alimentação. Um módulo de alimentação único que demonstra menos danos aos grãos colhidos e aumenta a disponibilidade da máquina em condições de alta umidade. A empresa obteve benefícios adicionais de produtividade e sustentabilidade ao passar a utilizar os aços de alta resistência e resistentes ao desgaste, tais como uma maior vida útil, menor peso e produção mais enxuta, além de processos de manutenção com economia de energia".

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro