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Como parte dos seus esforços para reconhecer e premiar os cafeicultores parceiros, a Nucoffee liberou mais de R$ 17 milhões aos produtores na safra 20/21, por meio do seu programa Reconhecimento Nucoffee. Apesar dos desafios do ano passado, impostos pelas limitações da pandemia, o montante premiado superou o do exercício anterior, contemplando três momentos principais: Antecipação, Qualidade e Rastreabilidade.
As etapas têm por objetivo valorizar o produtor e seu café durante todo o ciclo do negócio, valendo-se de uma ótica inovadora de mercado. De acordo com Matthias Koenig, Diretor de Negócios da Nutrade, plataforma de negociações da Nucoffee, um dos destaques da última safra foi o aumento de pequenos e médios agricultores na base de premiações.
“A Syngenta entende que para estabelecer uma prática agrícola sustentável é necessário que o produtor tenha seu trabalho constantemente reconhecido, aumentando sua produtividade e lucratividade. Por isso, é muito importante que haja a inclusão cada vez maior de pequenas e médias propriedades”, pondera.
Durante a safra 20/21, o ágio por Antecipação contemplou cerca de 4.000 sacas em desconto, que representam R$ 2.805.709,65. Nesta etapa, a Syngenta considera o share do cafeicultor, ou seja, a relação dele em tamanho de hectares e produtividade versus a quantidade adquirida dos produtos da empresa.
Já no momento Qualidade foram mais de 10.700 sacas em desconto, montante equivalente a um total de R$ 7.524.302,31 para os cafeicultores. Koenig lembra que a Nucoffee é a única empresa do segmento que faz o reconhecimento já na oferta barter, “o que demonstra os diferenciais claros em sua relação com o produtor”.
Ratificando a importância que atribui aos processos de transparência e segurança alimentar, a Nucoffee premiou 841 cafeicultores por suas práticas de Rastreabilidade, pagando o valor total de R$ 6.771.386,36 aos agricultores do programa.
“No momento Rastreabilidade, é importante pontuar que tivemos um aumento de 43% de cafeicultores premiados em relação a 2019, sendo que 48% deles são de pequeno porte, 43% de médio porte e 18% de grande porte. Ou seja, a base de premiação do programa aumentou o número de pequenos e médios cafeicultores”, destaca.
O executivo lembra que para participar do Reconhecimento Nucoffee, o cafeicultor precisa fazer uso de produtos da Syngenta e aderir à plataforma de café. “Com isso, já é possível usufruir de todas as vantagens do programa”.
O programa Reconhecimento Nucoffee é uma iniciativa que visa premiar e incentivar práticas agronômicas que equilibram a sustentabilidade produtiva e ambiental. Por isso, conecta-se ao Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, por meio do qual a empresa se compromete a investir US$ 2 bilhões em agricultura sustentável até 2025, além de lançar duas tecnologias disruptivas a cada ano.
“Para estabelecer os critérios de avaliação em cada um dos momentos do Reconhecimento Nucoffee, levamos em conta as melhores práticas por parte do cafeicultor, premiando todos aqueles que se enquadram em nossos ideais de sustentabilidade. Deste modo, cumprimos também com o nosso propósito de caminhar lado a lado com o produtor, prestando auxílio em todos os ciclos e desafios da lavoura”, ressalta.
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