Ihara lança Terminus e Sugoy para soja
Empresa promoveu o lançamento simultâneo de Terminus, inseticida para o controle de percevejos, e de Sugoy, fungicida para o controle de ferrugem, mancha-alvo, antracnose e oídio
O Syngenta Group divulgou hoje os resultados financeiros do quarto trimestre e do ano fiscal de 2022, revelando um crescimento expressivo em suas vendas e EBITDA. As vendas totais do grupo no ano alcançaram US$ 33,4 bilhões, um aumento de 19% em relação ao ano anterior, enquanto o EBITDA do ano cresceu 20%, atingindo uma alta histórica de US$ 5,6 bilhões.
Esse desempenho foi impulsionado pela alta demanda por produtos e serviços que promovem a produtividade e a sustentabilidade na agricultura. Todas as unidades de negócios da empresa registraram crescimento de dois dígitos. No quarto trimestre, as vendas somaram US$ 7,5 bilhões, um aumento de 4% em comparação ao mesmo período de 2021.
O grupo enfrentou desafios no quarto trimestre, como custos mais altos de matéria-prima e incertezas macroeconômicas, que afetaram o EBITDA do período. No entanto, a margem do EBITDA anual aumentou 0,3 pontos percentuais, chegando a 16,7%, impulsionada pela alavancagem operacional e a produtividade.
O Syngenta Group tem se dedicado à promoção de práticas agrícolas regenerativas, desenvolvendo tecnologias sustentáveis para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e melhorar a saúde do solo, a biodiversidade e a qualidade da água.
O grupo tem obtido um rápido crescimento na China, onde as vendas provenientes do MAP (modelo de agricultura de precisão) aumentaram 76%, totalizando US$ 3,1 bilhões em 2022. O número de centros MAP também cresceu, com a adição de 136 novos centros, totalizando 628. A oferta desses centros ajuda os agricultores a modernizar suas propriedades de forma sustentável, melhorando a qualidade dos cultivos e a lucratividade das fazendas.
As soluções digitais do Syngenta Group foram adotadas em 218 milhões de acres globalmente, com alta demanda em mercados-chave. Além disso, as vendas impulsionadas por sinergia em 2022 quase dobraram, alcançando US$ 1,3 bilhão, com uma contribuição de lucro de US$ 0,5 bilhão, um aumento de 81% em relação ao ano anterior.
A Syngenta Crop Protection alcançou crescimento de 21% em suas vendas no ano de 2022, atingindo a marca de US$ 16,3 bilhões. A empresa registrou aceleração em diversas frentes, incluindo lançamento de soluções digitais e tecnologias inovadoras para o setor agrícola.
O crescimento nas vendas foi registrado em várias regiões do mundo. Na Europa, África e Oriente Médio, as vendas aumentaram 6%; na Ásia-Pacífico (excluindo a China) em 3%; na América Latina, 43%; na América do Norte, 18%; e na China, 21%.
Em 2022, a Syngenta lançou soluções digitais para o gerenciamento de pragas, que utilizam imagens de satélite para identificar problemas que seriam difíceis de detectar pelos métodos convencionais. Além disso, a empresa apresentou soluções como a tecnologia Tymirium, que oferece proteção contra nematódeos e doenças em todas as principais culturas agrícolas.
O negócio de tratamento de sementes da Syngenta, chamado Seedcare, também expandiu seu portfólio de produtos e aprimorou o acesso dos agricultores a soluções de tratamento de sementes biológicas. Um exemplo dessa expansão é o lançamento do Atuva, inoculante para soja que promove a absorção de nitrogênio.
A Adama aumentou suas vendas em 16% em 2022, totalizando US$ 6,7 bilhões. O resultado expressivo foi impulsionado, principalmente, pela forte demanda de produtos no Brasil, um dos principais mercados da companhia.
Segundo o press release divulgado, a América Latina liderou o crescimento com um aumento de 25% nas vendas, seguida pela China, com 43%, América do Norte, com 12%, e Ásia-Pacífico (excluindo a China), com 12%. As vendas na Europa e na região da Índia, Oriente Médio e África tiveram um crescimento mais modesto, de 4% e 3%, respectivamente.
Um dos produtos de destaque no mercado brasileiro foi o herbicida Araddo, com duplo modo de ação. Ele foi desenvolvido para controlar gramíneas e ervas de folha larga em cultivos como soja, milho e trigo.
Na Syngenta Seeds, houve aumento de 14% em suas vendas em 2022, atingindo a marca de US$ 4,7 bilhões. O crescimento foi impulsionado por vendas de cultivos extensivos em diversas regiões, com destaque para a América Latina, que apresentou um aumento de 27% nas vendas, graças aos preços robustos e ao forte crescimento de milho em toda a região.
As vendas de cultivos extensivos na Europa, África e Oriente Médio tiveram um aumento de 12%. Já na América do Norte, o crescimento foi de 13%, enquanto na Ásia-Pacífico (excluindo a China) alcançou 19%. Na China, as vendas de cultivos extensivos cresceram 23%. Por outro lado, as vendas de sementes de flores tiveram uma queda de 13%.
No segmento de sementes de frutas, legumes e verduras, a empresa registrou um crescimento mais modesto de 1%. Em 2022, a empresa lançou o melão Ideal.
O Syngenta Group China, conglomerado que reúne as operações do Grupo de Seeds, Crop Protection, Crop Nutrition, Plataforma de Agricultura Moderna (MAP) e atividades digitais na China, anunciou um aumento de 17% nas vendas em 2022, totalizando US$ 8,6 bilhões. Desconsiderando o novo modelo de distribuição de nutrição de cultivos básica de nitrogênio, o crescimento subjacente foi de 31%.
O grupo relatou um aumento de 17% nas vendas de Crop Protection e um crescimento de 22% nas vendas de Seeds, impulsionado pela demanda por arroz, milho e legumes. Por outro lado, as vendas de Crop Nutrition apresentaram uma queda de 12%, mas, ajustando-se ao novo modelo de distribuição de nitrogênio, o crescimento subjacente foi de 13%.
A área digital e a plataforma de agricultura moderna (MAP) apresentaram um expressivo crescimento de 76%, alcançando vendas de US$ 3,1 bilhões. O número de centros de MAP aumentou em 136 unidades, totalizando 628 centros. Os aplicativos digitais de MAP registraram mais de 2 milhões de usuários, fornecendo ferramentas que contribuem para a modernização das propriedades rurais em toda a China.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Empresa promoveu o lançamento simultâneo de Terminus, inseticida para o controle de percevejos, e de Sugoy, fungicida para o controle de ferrugem, mancha-alvo, antracnose e oídio