Canchim realiza curso de morfologia e julgamento na Feicorte
Uma programação diversificada e repleta de informações para pessoas que se interessam por temas relacionados ao desenvolvimento da agropecuária, à preservação do meio ambiente e ao bem-estar social.
Assim pode se tentar resumir a proposta de um evento que assume cada vez maiores proporções na Região Central de Minas Gerais: a SIT (Semana de Integração Tecnológica), que terá sua terceira edição entre os dias 17 e 21 de maio na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). São mais de 40 cursos, seis dias de campo, além de seminário de desenvolvimento regional e inovação tecnológica no agronegócio e um encontro sobre inovação do milho.
Cerca de 1.500 participantes são esperados nos cinco dias do evento, que ocorre anualmente. Grande parte do público é formada por produtores rurais, extensionistas e universitários, que encontram uma oportunidade ímpar para a troca de conhecimentos.
Desde a criação da SIT, em 2008, a programação tem se tornado cada vez mais abrangente e o número de participantes aumenta a cada edição. O coordenador do evento, José Heitor Vasconcellos, explica que a semana é uma oportunidade para a Embrapa trabalhar com seus diferentes públicos. “É um tipo de evento que possibilita parcerias, integração entre diversos setores e a troca de experiências”, afirma.
Na SIT, são apresentadas tecnologias relacionadas à agricultura e à pecuária, a sistemas de produção sustentáveis e ao bem estar social, com alternativas para geração de renda. Assim, a variedade de temas dos cursos é grande. Há treinamentos sobre boas práticas na produção de leite, bem estar animal e qualidade de carne bovina, hortaliças tradicionais, melhoramento de milho, plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, uso de dejetos como fertilizantes, recuperação de áreas agrícolas degradadas, desidratação de frutas, plantas medicinais, homeopatia, barraginhas, produção e processamento de minimilho e muitos outros.
Para a realização dos cursos é cobrada uma taxa de inscrição no valor de dez reais. É gratuita a participação nos dias de campo, que tratarão dos seguintes temas: biofortificação (dia 17), culturas e tecnologias para viabilidade da atividade agropecuária (dias 19 e 20), equipamentos, insumos e técnicas que promovam a sustentabilidade da propriedade rural (19 e 20), tecnologia para sustentabilidade da propriedade rural (20).
A III SIT é uma realização da Embrapa Milho e Sorgo, Universidade Federal de São João Del Rei, Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais). Para garantir a ampla variedade de tecnologias apresentadas, conta-se com a parceria de diversas unidades da Embrapa, como Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), Hortaliças (Brasília-DF), Florestas (Colombo-PR) e Solos (Rio de Janeiro-RJ).
Para conferir a programação completa e fazer inscrição para as atividades, basta acessar:
.
Marina Torres
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura