Secretário da Agricultura de SC recebe demandas da Cooperalfa

28.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Na última sexta-feira (25), o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, João Rodrigues, esteve em Chapecó onde participou de reunião com presidente da Cooperalfa, Romeo Bet.

 

Na oportunidade Bet entregou a Rodrigues uma pauta de 28 demandas do agronegócio catarinense, documento que foi sintetizado ainda em 2010 com o envolvimento de 600 líderes comunitários, representantes dos agricultores associados à cooperativa, que discutiram e aprovaram os temas. Entre os pedidos dos cooperados feitos ao Secretário, estava o de que a Secretaria de Agricultura de SC dê atenção ao projeto Armazenar, que prevê o subsídio de 50% dos juros decorrentes de financiamentos para armazéns. “É sabido que o Estado tem carência de local para guardar as safras e ninguém deseja estar na pele do produtor rural que fica naturalmente ansioso quando a safra matura e percebe que uma intempérie pode colocar tudo a perder”, reforçou Bet. Rodrigues garantiu a continuidade do programas: “Aos poucos vamos zerando as dívidas antigas do Estado para com os credores, e liberando novos projetos”, disse o secretário.

 

Outra reivindicação feita a Rodrigues foi para que a CIDASC devolva à Cooperalfa um terreno de 3 mil metros quadrados localizado na Rodovia Leopoldo Sander em Chapecó, junto ao Centro de Distribuição da cooperativa e permutado com o Estado onde funciona um terminal de calcário. Tempos atrás a área foi doada pela Alfa ao órgão estadual com cláusula reversa (à cooperativa) e, no caso de a Alfa reaver o terreno, “nos comprometemos em doar outro do mesmo tamanho junto à unidade de grãos de Linha Tomazzeli - Chapecó, para que a distribuição de calcário não pare na região”, garantiu Bet, que acrescentou: “No local atual o calcário gera desconforto à população que reside próxima à Leopoldo Sander, pois ao movimentar o insumo a poeira é gigantesca”. O secretário prontamente solicitou que os trâmites legais sejam preparados e vai acionar na semana que vem o presidente da CIDASC, Enori Barbieri, que concluirá a operação.

 

No encontro, ainda ficou acertado que Chapecó terá um projeto piloto para internet de banda larga nas localidades do interior. Esse pedido também consta no documento gerado pelos associados da Cooperalfa. João Rodrigues justifica que, assim que a estrutura de redes, antenas e equipamentos estiverem com funcionamento 100%, a ação será alargada para mais municípios. “São equipamentos caros. Não podemos correr o risco de implantar um projeto dessa envergadura sem que tenhamos total segurança”, disse o secretário. “Esse projeto pode ser uma marca do Governo Raimundo Colombo, é importante que a Cooperalfa incentive o projeto junto aos cooperados”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural

(48) 3239-4137

imprensa@agricultura.sc.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro