RS: eventos atualizam sobre culturas de inverno

16.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

As tecnologias, o clima e o mercado variam a cada safra. Na agricultura moderna, a informação é o principal insumo.

Esta é a justificativa para a realização de eventos técnicos voltados a atualização de produtores e assistência técnica que trabalham com culturas de inverno. A Embrapa Trigo conta com a colaboração de diversos parceiros para atender a demanda de eventos que contemplem as diferentes regiões produtoras de grãos no Rio Grande do Sul.

A Região Noroeste é a primeira a iniciar a semeadura de culturas de inverno no estado, favorecida pelo clima que permite concluir mais cedo a colheita da soja. O ensaio estadual de cultivares de trigo foi um dos temas no III Encontro técnico sobre culturas de inverno na região noroeste, que aconteceu na noite de 13 de abril, em Três de Maio, RS. Produtores e técnicos também avaliaram alternativas para o manejo integrado de doenças em trigo, análise de riscos e perspectivas de clima. A promoção foi do Setrem e da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região Noroeste, com a participação da Embrapa Trigo e da Fepagro.

Na Região do Planalto, o planejamento das lavouras de inverno começa agora, com a escolha da cultivar e a decisão do investimento tecnológico em culturas como trigo, cevada, pastagens ou canola. O cenário para debates técnicos é o III Seminário de Culturas de Inverno, marcado para o dia 11/05 (manhã e tarde), na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS). A iniciativa do Sicredi vai apresentar programação com os seguintes temas: gestão da propriedade, cultivar e ambiente, seguro agrícola, política de comercialização, e perspectivas climáticas.

O V Fórum Nacional do Trigo tem abertura marcada para a noite do dia 11/05, no Pólo da Cultura, em Erechim, RS. A programação, que se estende também durante o dia 12/05, está voltada a questões de mercado, como comercialização, novas normas de classificação, preço mínimo e instrumentos de escoamento. A parceria é com a Emater/RS-ASCAR e a Prefeitura de Erechim.

O calendário de eventos encerra com o III Encontro sobre culturas de inverno em Vacaria, RS, no dia 26/05. Segundo os organizadores (UCS, Fepagro e Associação de Engenheiros Agrônomos), a Região dos Campos de Cima da Serra historicamente apresenta excelente estabilidade produtiva e qualidade nos grãos produzidos. Em 2009, foram mais de 45 mil hectares (ha) de trigo, 4 mil ha de cevada e 2 mil ha de canola, entre outros. O evento acontece durante todo o dia, no auditório da UCS Vacaria (Campus 1, bloco A), e tem no programa cereais de duplo propósito, clima, aplicação de sensores ópticos, plantas daninhas e apresentação de cases de propriedades com alto rendimento em trigo.

A participação nos eventos é gratuita, com exceção do Fórum do Trigo onde a taxa de R$ 20 vai custear o almoço. Informações no site da Embrapa Trigo em

ou através do e-mail

, ainda telefone 54-3316- 5927 ou 3316-5860. As programações ainda podem sofrer alterações até a data dos eventos.

Joseani M. Antunes

Embrapa Trigo

(54)3316.5800 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro