Pesquisador mostra avanços nas pesquisas sobre o uso de remineralizadores no solo
Ele abordou os conceitos sobre a remineralização, seus efeitos, estratégias para o desenvolvimento de soluções e de demandas PD&I
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debateu hoje (13/12) uma proposta do Ministério da Agricultura de alterar o Padrão Oficial de Classificação da Soja, com redução do teor máximo de umidade dos grãos de 14 para 13%.
De acordo com o deputado Sérgio Souza, a alteração traria grande prejuízo aos produtores pois a menor umidade pode provocar a deterioração e elevação da incidência de patógenos na produção de sementes. "Além disso, quanto mais seca estiver a lavoura, maior poderá ser a deiscência (abertura natural da vagem de soja), com redução acentuada na qualidade do produto", explicou.
Segundo o parlamentar, a soja colhida com umidade entre 13% e 14% tem minimizado os problemas de danos mecânicos e latentes nos grãos.
"Precisamos de metas e padrões que sejam factíveis dentro de nossa realidade produtiva. Trata-se de conciliar os pontos de interesse nacional, a fim de evitar a perda de competitividade de nossa produção, que já sofre com tantos outros gargalos relacionados ao Custo Brasil", defendeu o parlamentar.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura