Promoção do vinho brasileiro ganha força com ações do Consevitis

Reunião destaca campanha "Vai de Vinho Brasileiro" e ampla repercussão das pautas na mídia

31.10.2024 | 14:36 (UTC -3)
Diego Adami

Na última semana, foi realizada uma reunião na sede do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) para apresentar as ações desenvolvidas entre janeiro e outubro de 2024, de acordo com o planejamento estratégico de comunicação da entidade. O encontro contou com a presença da equipe do Consevitis-RS, representantes do Conselho da entidade e membros do Grupo de Trabalho de Promoção no Mercado Interno. A reunião foi conduzida pela agência e21, pela consultoria Marcello Beltrand e pela Sublinha! Comunicação, responsáveis pela execução das ações de comunicação do setor vitivinícola, incluindo o diagnóstico setorial, campanhas publicitárias e assessoria de imprensa.

Entre as principais iniciativas destacadas, a campanha "Vai de Vinho Brasileiro" chamou a atenção por sua criatividade e eficácia. Lançada para promover os vinhos e espumantes produzidos no Brasil, a ação foi desenvolvida pela e21 com o objetivo de consolidar o novo posicionamento do setor, transformando a percepção e incentivando o consumo dos rótulos brasileiros. Com vídeos curtos e descontraídos, a campanha contou com criadores de conteúdo reconhecidos, buscando despertar o interesse de consumidores iniciantes ou ocasionais, ao mostrar que o vinho brasileiro é versátil e ideal para qualquer ocasião. Além disso, a campanha destacou opções contemporâneas, como vinhos com tampas de rosca (screw cap) e vinhos em lata, aproximando-se do estilo de vida e valores do público jovem.

Para engajar ainda mais o público, a "Vai de Vinho Brasileiro" lançou uma página na internet, onde os usuários podem responder a um quiz para descobrir quais vinhos combinam mais com seu perfil, além de oferecer dicas de harmonização com comidas, tornando a experiência do consumidor mais completa. A estratégia foi desenvolvida com base em um estudo exploratório realizado pela consultoria Marcello Beltrand, que identificou os principais desafios do setor e a importância das redes sociais na interação com novos consumidores, especialmente jovens e conectados ao mundo digital.

Além das campanhas publicitárias, a reunião destacou a excelente repercussão das pautas relacionadas ao Consevitis-RS, trabalhadas junto à imprensa por meio da assessoria da Sublinha! Comunicação. A exposição gerada nos principais veículos de comunicação garantiu ampla visibilidade para os temas vitivinícolas, como as campanhas de promoção dos vinhos brasileiros, aumentando o reconhecimento da qualidade dos rótulos nacionais e fortalecendo o posicionamento do Consevitis-RS como protagonista na promoção e desenvolvimento do setor.

As ações da campanha "Vai de Vinho Brasileiro" tiveram foco estratégico no digital e alcançaram resultados expressivos, impactando milhões de pessoas em todo o país. Os vídeos da campanha somaram mais de 86 milhões de visualizações, gerando 20 milhões de impressões e 2 milhões de engajamentos. Além disso, as iniciativas de assessoria de imprensa obtiveram excelente desempenho, resultando na publicação de mais de 710 matérias em veículos de comunicação, com um aproveitamento de mídia que ultrapassou R$ 6 milhões em valor publicitário equivalente. Esses números demonstram a eficácia das ações na promoção dos vinhos brasileiros e no fortalecimento do setor.

"Campanhas como a ‘Vai de Vinho Brasileiro’ são indispensáveis para ampliar o mercado consumidor, especialmente entre o público jovem, de forma a democratizar e estimular o consumo moderado, fortalecer a imagem de qualidade do produto nacional, promover a cultura do vinho, espumante e seus derivados, de forma acessível e descomplicada. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, que é fundamental gerar conversa na linguagem do público e seguir desmistificando o consumo", avalia a gerente de Promoção para o Mercado Interno do Consevitis-RS, Cristina Carniel.

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