Inscrições para prêmio de boas práticas agrícolas começam em junho
Podem participar instituições de direito privado sem fins lucrativos, com existência mínima de dois anos
Importantes nomes do agronegócio brasileiro já estão confirmados para o debate sobre as oportunidades e os desafios enfrentados diariamente pelas mulheres que atuam no setor, na 4ª edição do CNMA - Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio.
O evento, que será realizado nos dias 08 e 09 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), segue a missão de ser um espaço aberto para discussões que incentivem a mulher a fazer a diferença no agro, sendo aceleradora das transformações pelas quais passa o mundo.
“O CNMA tem a força da mulher em seu DNA, por isso buscamos, por meio de nossa programação, oferecer às participantes um ambiente democrático e aberto para que possam trocar experiências e expressar as dificuldades enfrentadas por elas no dia a dia da atividade”, ressalta a Show Manager do evento, Renata Camargo.
Neste ano, a agenda de assuntos engloba temas como Governança Nacional; Governança Global, que será tratada pelo Presidente da Abitrigo, o Embaixador Rubens Barbosa; Governança das Empreendedoras do Agro, que será abordada por Maria Antonieta Guazelli, Presidente do NFA; Governança do Cooperativismo, destacada por María Eugenia Pérez, Presidente do Comitê Mundial da Igualdade de Gênero da Aliança Cooperativa Internacional, entre outros.
O evento terá também uma tarde dedicada a entender a realidade de cada cultura, promovendo a discussão e a troca de experiências entre os participantes. Serão painéis voltados ao algodão, café, carnes, grãos, leite, floresta, horticultura e ao setor sucroenergético.
“Nossos painéis buscam oferecer informação sobre o mercado nacional e mundial, destacando as oportunidades de negócio com clientes globais, além de incentivar a união do setor e dar voz para as protagonistas do agronegócio brasileiro”, afirma Renata.
As inscrições com desconto especial de segundo lote podem ser feitas pelo site do evento (www.mulheresdoagro.com.br) até o final do mês de julho.
Depois do sucesso da Rodada de Negócios promovida na edição de 2018 do evento, a ação volta a ser realizada no Congresso. Para este ano, além da atividade contar com compradores internacionais, também terá a participação de negociadores nacionais de produtos artesanais.
“A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) quer ampliar as oportunidades para produtores e produtoras rurais e a realização da rodada de negócios é uma ação prática nesse sentido. No ano passado, a expectativa era de gerar negócios na ordem de R$ 5 milhões. Nós aprendemos muito com essa experiência e esperamos fazer algo ainda melhor para esta edição”, afirma a superintendente de relações internacionais do CNA, Lígia Dutra.
As produtoras interessadas em participar das ações de promoção comercial, promovidas pelo Sistema CNA podem se cadastrar por meio do link https://pt.surveymonkey.com/r/pesquisa_exportacao.
Em 2018, 20 produtoras rurais participaram da Rodada de Negócios realizada durante o CNMA. Para seis delas a ação foi a primeira oportunidade de negociar com clientes internacionais.
O CNMA será palco para a entrega do 2º Prêmio Mulheres do Agro, organizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e idealizada pela Bayer, uma das patrocinadoras. Esse ano o prêmio também conta com o patrocínio da Elanco – Saúde Animal.
O objetivo da premiação é homenagear empreendedoras rurais pela gestão e por suas inovações em boas práticas agropecuárias, com respeito aos pilares da sustentabilidade - econômico, social e ambiental.
Em sua primeira edição, realizada no ano passado, durante o Congresso, o Prêmio contou com mais de 200 inscrições e contemplou nove mulheres de diferentes regiões do país, nas categorias pequena, média e grande propriedade.
“Estamos muito contentes e honrados por poder, em mais um ano, homenagear as gestoras e produtoras que estão à frente dos negócios do campo. Nossa comissão está finalizando os detalhes desta edição e, em breve, as inscrições estarão abertas para o Prêmio”, informa a gerente de sustentabilidade e coordenadora de projetos da ABAG, Juliana Monti.
Com o tema “AGIR – Ação Global: Integração de Redes”, a quarta edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio mergulhará de cabeça nas principais cadeias produtivas do agronegócio para demonstrar como elas se tornaram muito mais instantâneas e dinâmicas com o passar dos anos.
Neste ano, o Congresso contará com uma novidade: a realização simultânea do YAMI – Youth Agribusiness Movement International, evento direcionado à nova geração do agronegócio, para jovens de 18 a 30 anos aproximadamente.
A promoção, organização e realização do CNMA e do YAMI são do Transamerica Expo Center, com apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do Prof. José Luiz Tejon Megido.
O movimento conta com patrocínio da Corteva, John Deere, CNA Senar Instituto, Massey Ferguson, Nestlé, Valtra, Bradesco, Cargill, Jacto e New Holland; apoio da 3Corações, Belgo, Banco Alfa, Camila Klein, Caterpillar, FLC Serviços, Huck Otranto Camargo, CPEC – Centro de Psicologia Empresarial e Clínica, Malai Manso Resort, Mosaic Fertilizantes, Rabobank, RCA, Safras & Cifras, Stara, Tortuga, Trow Nutrition e Yara; e startups Aegro, AgriConnected, Agripad, Agro Carreira, Agrosmart, @Tech, CropMan, e-barn, iRancho, Labhoro, Liberali e Mulheres do Agronegócio Brasil. O evento ainda firmou alianças estratégicas com ABCZ Mulher, ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), Aboissa, Abstartups, BPW, COMIGO, Elas no Agro, Ello, Esalq/USP, Esalq Tec, MundoCoop, NFA (Núcleo Feminino do Agronegócio), OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias), SRB (Sociedade Rural Brasileira), SRM (Sociedade Rural de Maringá) e Zebu.org.br.
Serviço
Data: 08 e 09 de outubro
Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP
Mais informações e inscrições: www.mulheresdoagro.com.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura