Campeão Nacional do Desafio Cesb teve apoio da consultoria BASF
PUBLIEDITORIAL: campeão nacional é de Minas Gerais e alcançou a produtividade de 134,46 sacas por hectare com soluções BASF
A feira Agritechnica terá sua edição de 2023 realizada de 12 a 18 de novembro, em Hanôver (Alemanha). Tradicionalmente, é local de apresentação de diversas novidades do setor de máquinas agrícolas. Neste ano, o tema do evento será a "produtividade verde". Para esclarecer a questão e perspectivas do setor, Timo Zipf, gerente de projetos Agritechnica, respondeu às seguintes perguntas...
O tema da AgriTechnica 2023 é "produtividade verde". Poderia explicar o que isso significa e como será refletido na feira deste ano?
Esta edição da Agritechnica segue o tema orientador "produtividade verde", que é atual para os agricultores, pois denota como novos conceitos e inovações pioneiras em máquinas agrícolas podem garantir a produtividade agrícola e proteger a natureza e o meio ambiente. O tema foi identificado pela DLG (Sociedade Agrícola Alemã) que é uma sociedade organizadora da Agritechnica.
O tema permeará a feira e sustentará o programa técnico da Agritechnica, que oferece eventos ao vivo, shows de demonstração e uma nova série de "estágios para especialistas", explorando tópicos como pulverização inteligente, sensoriamento remoto e inteligente, conectividade, equipamentos agrícolas autônomos e sistemas alternativos de powertrain bem como obter maior eficiência e economia de recursos no campo por meio de pneus, lastros e sistemas de assistência. Existem muitas centenas de apresentações de especialistas, discussões que fornecem alimento para reflexão e inspiração.
Poderia falar um pouco sobre a relação da Agritechnica com os agricultores brasileiros? O que há para eles na feira?
A relação entre Agritechnica e Brasil vêm de longe. A Agritechnica, juntamente com suas exposições irmãs, tem sido regularmente apresentada como evento de pré-visualização em feiras agrícolas brasileiros nos últimos 15 anos, incluindo a Expodireto. Hoje, agricultores do Brasil visitam a Agritechnica a cada dois anos para encontrar soluções e identificar tendências técnicas.
Os agricultores brasileiros são incrivelmente populares entre os expositores da Agritechnica, com sua abordagem de agricultura em larga escala e mentalidade de investimento decisivo. A exposição apresenta todos os equipamentos em um só lugar, o que permite ao agricultor comparar as soluções, então é fácil ver como os grandes agricultores do Brasil consideram isso uma vantagem.
Ao mesmo tempo, as empresas brasileiras beneficiam-se do alcance do mercado internacional da Agritechnica, os visitantes profissionais brasileiros apreciam o local da Agritechnica por sua gama completa de equipamentos agrícolas, soluções e inovações, não encontradas nesta amplitude em nenhum outro lugar do mundo. Todas as principais empresas de equipamentos agrícolas estarão presentes entre os 2,6 mil expositores esperados, distribuídos em 24 pavilhões. O organizador DLG (Sociedade Agrícola Alemã) espera 400 mil visitantes de todo o mundo. Com mais de 2 mil visitantes sul-americanos na última edição, o evento sediado em Hanover é um local importante para os profissionais do agronegócio brasileiro. Em edições anteriores, grandes agricultores brasileiros com fazendas de cem hectares estiveram na Agritechnica.
Como a AgriTechnica 2023 está trabalhando para apoiar novas startups agrícolas?
Para ver as próximas tendências, conceitos e invenções, há uma área para startups na Agritechnica, que a DLG lançou especialmente para a última edição. Essas pequenas empresas apresentarão suas inovações e ideias para um grande público agrícola. Este é um lugar movimentado. Você pode literalmente 'ouvir' as ideias criativas sendo geradas enquanto caminha por aquele salão repleto de invenções que estão sendo lançadas. Coisas como soluções de robôs, tarefas autônomas e soluções baseadas em IA são inovações típicas que os agricultores podem encontrar.
Mais informações sobre a Agritechnica podem ser obtidas aqui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
PUBLIEDITORIAL: campeão nacional é de Minas Gerais e alcançou a produtividade de 134,46 sacas por hectare com soluções BASF
Cruzamento de dados de sensores permite conhecer a variabilidade do solo e do clima de um mesmo vinhedo, possibilitando a elaboração de produtos diferenciados e uma melhor gestão da água e dos fertilizantes