Príncipe herdeiro e jovens batizam o primeiro navio porta-contêineres elétrico e autônomo do mundo

Quinhentos jovens estudantes locais e o príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus, realizaram hoje o batizado de Yara Birkeland

29.04.2022 | 13:15 (UTC -3)
Brede Hertzenberg
Pernille Gundersrud; Malene Moen Straume; e o Príncipe Herdeiro Haakon Magnus
Pernille Gundersrud; Malene Moen Straume; e o Príncipe Herdeiro Haakon Magnus

Quinhentos jovens estudantes locais e o príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus, realizaram hoje (29/4) o batizado de Yara Birkeland, o primeiro navio porta-contêineres elétrico e autônomo do mundo.

Como uma reviravolta na tradição marítima, o navio livre de emissões foi batizado não apenas por uma, mas por duas madrinhas. Para representar o futuro, as jovens Pernille Gundersrud (12) e Malene Moen Straume (12) assumiram este honroso papel. O batizado aconteceu perto da fábrica Yara Porsgrunn.

"Combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões nocivas de CO2 é a tarefa mais importante da comunidade mundial. O aquecimento global ameaça nosso futuro", diz Gundersrud.

"Somos jovens. Representamos o futuro, assim como Yara Birkeland. Estamos incrivelmente orgulhosos e agradecidos por sermos chamados para sermos Deuses Mães do primeiro navio porta-contêineres totalmente elétrico e autônomo do mundo com zero emissões", diz Straume.

O navio transportará fertilizantes através do fiorde da fábrica de Porsgrunn da Yara até o porto de Brevik. Assim, eliminará as emissões de carbono de 40.000 caminhões a diesel por ano.

Em seu discurso, Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Haakon Magnus da Noruega dirigiu-se aos jovens, assim como a Yara.

"É preciso coragem para criar algo novo. Requer investimento, paciência e capacidade de não desistir após a primeira tentativa. A inovação requer tentativa e erro - e tentativa e erro novamente - até que você tenha sucesso. Aqueles de vocês que trabalharam na A Yara por muitos anos esteve envolvida nisso várias vezes ao longo da história da empresa", disse Sua Alteza Real na cerimônia em Porsgrunn.

Decisão ousada

"Este é um marco para a Yara", diz Svein Tore Holsether, presidente e CEO da Yara International.

"A Yara tomou uma decisão ousada em 2017. Queríamos construir o primeiro navio porta-contêineres sem carbono do mundo. Hoje, cinco anos depois, comemoramos o resultado dessa decisão ambiciosa. Yara Birkeland é resultado de ambição, curiosidade e colaboração, onde inovação, sustentabilidade e tecnologia se unem."

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Príncipe Herdeiro Haakon Magnus (em destaque); Svein Tore Holsether (à esquerda)
Príncipe Herdeiro Haakon Magnus (em destaque); Svein Tore Holsether (à esquerda)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro