Primeira venda do caminhão autônomo Volkswagen é para o Grupo Vamos

Vinte unidades se destinarão a locações para o agronegócio; desenvolvimento é 100% feito no Brasil

07.11.2022 | 16:22 (UTC -3)
Comunicação Corporativa VWCO
Vinte unidades se destinarão a locações para o agronegócio; desenvolvimento é 100% feito no Brasil; Foto: Divulgação
Vinte unidades se destinarão a locações para o agronegócio; desenvolvimento é 100% feito no Brasil; Foto: Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início à sua jornada na era dos veículos com direção autônoma e já conta com uma grande encomenda para a Vamos – líder e pioneira em locação e venda de caminhões, máquinas e equipamentos e com ampla rede de concessionárias de novos e seminovos. São 20 unidades do VW Constellation 31.280 8x4, que estarão disponíveis para locações do agronegócio. A notícia foi dada hoje (7) por Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, durante a coletiva de imprensa da marca no Salão Internacional do Transporte de Cargas – Fenatran.

“Começamos novamente com o pé direito, celebrando as primeiras vendas desse modelo logo após anunciar seus testes em campo. O Grupo Vamos é o primeiro a adquirir unidades autônomas dos caminhões Constellation, e estamos muito felizes com essa parceria. Esperamos iniciar as entregas desses veículos nos primeiros meses de 2023”, diz Cortes.

Totalmente desenvolvido e testado no Brasil, o VW Constellation 31.280 8x4 conta com direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada. Além da caixa de direção com assistência elétrica, está equipado com um avançado sistema de geoposicionamento em tempo real (Real Time Kinematic ou RTK), que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm e com variações mínimas, impossíveis de se atingir na condução humana.

O grande diferencial do veículo em teste é o exclusivo sistema VWCO de câmeras, que substituem os retrovisores tradicionais, oferecem uma visão 360° ao redor do veículo, além de maior visibilidade durante a operação noturna.

“O Grupo Vamos lidera a locação de caminhões e ônibus Volkswagen, além de ser o maior da nossa rede de concessionários autorizados. Sua preferência por nossos produtos é uma evidência para o mercado da nossa excelência e versatilidade num mercado exigente como o brasileiro. Esperamos corresponder uma vez mais às expectativas e exigências de um cliente desse porte”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da montadora.

Pioneira no setor de locação de veículos pesados no Brasil, a Vamos atua em um mercado com forte potencial de crescimento, já que apenas 1% da frota brasileira é alugada. O modelo da Vamos Locação possibilita uma economia de até 30% nos custos da frota, pois permite ao cliente manter o foco em sua atividade principal, sem se preocupar com documentação e manutenção. Além da economia, a locação contribui para a renovação e modernização da frota, reduzindo a pegada de carbono.

“A compra dos caminhões autônomos da Volkswagen incrementará a frota que temos disponível para locação pelo agro, setor em expansão no qual identificamos grandes oportunidades de negócios. Nós apostamos em tecnologia para levar soluções ao cliente e, por isso, estamos honrados de sermos os primeiros compradores desse modelo da Volkswagen no Brasil”, conta Gustavo Couto, CEO da Vamos.

Produto robusto

Robustez é sinônimo do VW Constellation 31.280 8x4. Os eixos dianteiros contam com capacidade técnica de 8 toneladas, aliados a eixos traseiros de 13 toneladas com redução no cubo, e totalizam um Peso Bruto Total (PBT) de 42 toneladas, contando ainda com pneus de alta flutuação que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração. Eixos de bitola larga de 3 metros, aliados à suspensão reforçada e ajustados para este tipo de operação, asseguram maior estabilidade lateral do veículo em todas as condições.

O sistema de tração 8x4, somado ao consagrado motor D08 de 280 cv com transmissão automatizada, garante alto desempenho em qualquer terreno, além de conferir maior conforto ao motorista, disponibilidade e durabilidade dos componentes do sistema de trem de força.

Com o kit canavieiro, o modelo traz diversos itens que adaptam o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro, como grade de proteção frontal “quebra mato”; escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador “peito de aço”; protetor de alternador contra palha; protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio), tela de proteção do radiador, pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal e chicote elétrico com proteção robusta e tomada de força, entre outros.

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