Plataforma digital apresenta dados sobre implementação do Código Florestal no Brasil

A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia com contribuição de diversas organizações

17.12.2022 | 09:47 (UTC -3)
Síntese Comunicação, com edição Cultivar
Imagem do Termômetro do Código Florestal
Imagem do Termômetro do Código Florestal

Lançado pelo Observatório do Código Florestal (OCF), o Termômetro do Código Florestal é uma plataforma digital gratuita e atualizada com informações da cobertura de vegetação em todo o território nacional, sob a ótica do Código Florestal.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) com contribuição de diversas organizações. Ela apresenta as informações com mapas e gráficos atualizados. As informações também podem ser visualizadas por estados e municípios, além do agregado para todo o país e os biomas brasileiros.

Para Roberta del Giudice, secretária executiva do Observatório do Código Florestal, o Termômetro é uma potente ferramenta de formulação de políticas públicas. A partir dele, é possível definir áreas prioritárias e destinar esforços públicos com mais eficiência, tanto para proteção florestal, como para conflitos fundiários.

Já Eugênio Pantoja, diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), lembra que o lançamento do Termômetro acontece em um momento político de mudanças.

A plataforma usa um software de tecnologia nacional reconhecido internacionalmente, explica o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Raoni Rajão.

Para acessar a plataforma, clique aqui.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro