Alerta Geada para a cafeicultura está em operação
Avisos sobre a possibilidade de ocorrer geadas são divulgados com antecedência de 48 horas. Serviço, que opera de maio a setembro, ajuda produtores a proteger lavouras de café
A pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Madelaine Venzon, publicou um capítulo no livro "Controle Biológico de Pragas da Agricultura", organizado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A obra é uma das publicações mais completas nessa linha de investigação e reúne os melhores especialistas da área. O download do livro é gratuito e está disponível aqui.
Segundo as editoras técnicas e pesquisadoras da Embrapa, Eliana Fontes e Maria Cléria Inglis, o livro é um estímulo para o avanço da sustentabilidade da agricultura tropical. De acordo com elas, os diferentes agentes biológicos utilizados no controle de pragas estão relatados na publicação, bem como o comportamento e os mecanismos de ação dos agentes de controle. Além disso, são detalhadas as características ecológicas e as interações desses agentes biológicos com o ambiente hospedeiro, as estratégias de controle mais apropriadas, os principais alvos e as vantagens e desvantagens para o controle de pragas.
“Procuramos descrever de forma didática os fundamentos e conhecimentos técnicos existentes sobre os diferentes agentes de controle biológico, que são essenciais para o desenvolvimento de programas de controle biológico de insetos-pragas, plantas invasoras e doenças de plantas”, diz Eliana Fontes.
No total, a publicação possui 16 capítulos. O texto com a colaboração de Madelaine Venzon, escrito em parceria com os pesquisadores da Embrapa, Edison Sujii e Carmen Silvia Pires, e com o professor da Universidade Estadual Paulista, Odair Fernandes, é intitulado "Controle de artrópodes-praga com insetos predadores".
O capítulo aborda os insetos predadores, suas características e usos no controle biológico. Além disso, o texto cita pesquisas da EPAMIG e de outras instituições acerca dessas agentes.
"Dentro do controle biológico, minha especialidade são os predadores. Então, pude contribuir com minha experiência profissional no capítulo. O relacionamento entre a EPAMIG e o Centro Nacional de Recursos Genéticos (Cenargen) da Embrapa é muito bom. Eu mesma já colaboro há anos com os pesquisadores do Centro na área de controle biológico", destaca Madelaine.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura