O intercâmbio da experiência na produção de dados agrícolas e preços de mercado foram alguns dos temas da XXI Reunião Ordinária dos países-membros da Organização de Informações de Mercado das Américas (OIMA). O encontro, realizado na Costa Rica, reuniu 24 países dos 33 participantes da OIMA, entre eles o Brasil, integrado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Durante o evento, foram compartilhadas as iniciativas da organização e os seus principais desafios para troca de informações, a fim de fortalecer o setor.
Além do intercâmbio de experiências, os participantes do encontro também puderam conhecer o Centro Nacional de Abastecimiento y Distribución de Alimentos (CENADA) - o primeiro mercado atacadista da Costa Rica, onde foi possível compreender melhor o funcionamento do mercado, os métodos utilizados para coleta e análise de preços e a organização do próprio mercado atacadista naquele país.
OIMA
A organização é uma rede de cooperação composta por instituições governamentais ou designadas pelo governo, com atuação voltada para coleta, processamento, análise e disseminação de informações relacionadas a mercados e produtos agrícolas. O grupo reúne-se periodicamente para compartilhar experiências e avaliar oportunidades de colaboração entre os países participantes.
A Instituição tem como propósito facilitar o intercâmbio de informações confiáveis sobre o mercado agrícola em benefício das nações das Américas. Por sua vez, cada país signatário da Carta de Intenções – como o Brasil, por meio da Conab – apoia os esforços para melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações.