Alfa investe R$ 30 milhões em Barão de Cotegipe (RS)
Unidade planeja movimentar, entre recebimento e transbordo, mais de 500 mil sacas de cereais
Em reunião realizada nesta semana, na sede da Emater/RS em Porto Alegre, integrantes do Conselho Técnico Administrativo da Emater/RS (CTA) e do Conselho Administrativo da Ascar (Conad) aprovaram o Plano Anual de Trabalho e o orçamento da Instituição para o ano de 2024. Na ocasião, também foram aprovados o Programa Anual de Renovação da Frota e o Plano de Preparação para a Aposentadoria.
Na primeira pauta da reunião, o diretor administrativo da Emater/RS, Alexandre Durans, apresentou o orçamento da Instituição para o próximo ano e o Programa Anual de Renovação da Frota, com previsão orçamentária anual. “Cerca de 60% dos nossos veículos possuem até 10 anos de uso. O Programa surge para, inicialmente, renovar os veículos mais antigos que são utilizados pelos extensionistas para chegar às propriedades rurais que, embora com a manutenção em dia, precisamos iniciar a substituição”, ponderou Durans.
O diretor técnico, Claudinei Baldissera, apresentou na sequencia o Plano Anual de Trabalho (PAT) para o ano de 2024, destacando os 11 focos prioritários de atuação: Acesso às políticas públicas, a direitos sociais e socioassistenciais; Turismo Rural; Horticultura; Segurança, Soberania e Abastecimento Alimentar; Usos múltiplos da água: reservação de água e irrigação; Educação na defesa sanitária animal e vegetal; Agroindústria familiar; Manejo e conservação da águia e do solo; Bovinocultura de leite; Produção, secagem e armazenagem de grãos; e Pecuária Familiar. “O PAT vem de uma metodologia de construção que foi adotada e contou com a participação de todos os trabalhadores da Extensão Rural, de todas as áreas, desde os escritórios municipais, regionais, unidades de cooperativismo e de classificação, centros de treinamento e do Escritório Central, sustentado em princípios e estratégias de operacionalidade”, ponderou.
Baldissera também expôs a proposta de Planejamento Plurianual (PPA) para o período 2024/2027, que deverá ser concluída e apresentada na próxima reunião do Conselho, a ser realizada em 2024. “Esses focos estaduais que definimos para o próximo ano também servem para dar lastro àquilo que está sendo construído, que é o Plano Plurianual Institucional. Uma inovação do planejamento, embora já esteja previsto nos estatutos da Ascar e da Emater”, ponderou.
Outro ponto importante da reunião foi a proposta de realização do Balanço Social da Emater/RS. “Já temos um grupo de trabalhadores sendo capacitados para realizar o balanço social. Durante o ano de 2024 serão divulgadas as primeiras premissas do que e como será trabalhado”, pondera Baldissera.
Em seguida, a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfed, apresentou o Plano de Preparação para a Aposentadoria. “Esse projeto, a princípio, é voltado para os extensionistas rurais que possuem 25 anos de atuação na Instituição e 60 anos de idade, e que precisam não apenas ser valorizados por sua experiência, dedicação e conhecimento técnico, mas também ter uma aposentadoria planejada, tanto nos aspectos psicológico e emocional, como também no financeiro”, ponderou.
Saalfed destacou que foi uma reunião muito importante. “Participou um grande número de conselheiros e foi uma reunião muito proveitosa, porque é uma forma de os conselheiros conhecerem a Emater, o trabalho realizado e planejado. E uma das coisas que pactuamos é aguardar o Repensar da Extensão Rural que está sendo concluído pelas entidades para incluir as propostas no Plano Plurianual, para que ele seja construído com todos os envolvidos e factível de executar”.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura