Lavouras de soja no Rio Grande do Sul apresentam sinais de estresse hídrico
As plantas exibem sintomas de murchamento, expondo a face inferior das folhas em direção aos raios solares, causando queimaduras
onda de calor seguirá predominando no Rio Grande do Sul pelos próximos dias. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 06/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS e o Irga.
Até sábado (10/2), a presença de uma massa de ar muito quente manterá o tempo firme e as temperaturas elevadas em todo o Estado, com valores próximos de 40°C em diversas regiões.
No domingo (11/2), o calor seguirá predominando, porém a presença de um cavado sobre o Rio Grande do Sul vai provocar pancadas de chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados, especialmente na Zona Sul, Campanha e Fronteira Oeste.
Entre segunda (12/2) e quarta-feira (14/2), a propagação de uma frente fria vai provocar chuva em todo o Estado.
Os totais previstos deverão oscilar entre 20 e 35 mm na maioria das regiões. Na Fronteira Oeste e Zona Sul, os valores previstos deverão variar entre 35 e 50 mm. Entre o Planalto, Serra do Nordeste, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte, os volumes deverão superar 60 mm.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura