Novozymes e Chr. Hansen anunciam fusão

Acordo entre as empresas, cujo maior acionista é a Novo Holdings A/S, foi explicado como forma de aumentar o desempenho

13.12.2022 | 07:33 (UTC -3)
Cultivar, com informações Novozymes e Chr. Hansen

A Novozymes A/S e a Chr. Hansen Holding A/S firmaram acordo para fusão das duas empresas. De acordo com informações por elas divulgadas, seus portfólios complementares acelerarão o desempenho da nova companhia.

A Novo Holdings A/S, o maior acionista da Novozymes e da Chr. Hansen, informou que a transação criará um líder global em biossoluções que capitaliza oportunidades de crescimento enquanto atende às necessidades sociais.

A Novozymes é o líder mundial em soluções biológicas e o maior fornecedor mundial de tecnologias enzimáticas e microbianas.

A Chr. Hansen é uma empresa global e diferenciada de biociência com mais de 145 anos de experiência no desenvolvimento de soluções ingredientes naturais para a indústria alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola - tenta possibilitar uma agricultura sustentável, melhores alimentos e uma vida mais saudável para mais pessoas em todo o mundo.

A combinação proposta de Novozymes e Chr. Hansen criará um parceiro líder mundial em biosolutions com uma ampla caixa de ferramentas biológicas e um portfólio diversificado. Metade do portfólio terá como foco possibilitar vidas mais saudáveis e produzir alimentos melhores. A outra metade se concentrará na redução do uso de produtos químicos e em práticas climáticas neutras.

O grupo combinado operará uma rede global de 38 centros de P&D e aplicação e 23 fábricas e empregará cerca de 10.000 funcionários talentosos e motivados por propósitos que são inspirados pelo poder da biosolutions.

Liderança

Após a conclusão da fusão estatutária, Ester Baiget, a atual Diretora Executiva (CEO) da Novozymes, assumiria a liderança do grupo combinado como CEO. O Diretor Financeiro (CFO) será Lars Green, o atual CFO da Novozymes. Ambas as funções fazem parte da futura Equipe de Liderança Executiva.

A proposta é que o Presidente do Conselho de Administração, seja nomeado pela Novozymes, e o Vice-Presidente será nomeado por Chr. Hansen. Além disso, propõe-se que a Novozymes será responsável pela nomeação de dois outros membros do Conselho de Administração do grupo combinado, Chr. Hansen também nomeará dois outros membros do Conselho, e a Novo Holdings, como maior acionista, também nomeará dois outros membros do Conselho.

Logo após a conclusão da fusão estatutária, o Conselho de Administração da Novozymes convocará uma reunião geral com o objetivo de eleger quaisquer membros indicados para o Conselho de Administração da Novozymes, se tais pessoas ainda não forem um membro titular do Conselho de Administração da Novozymes.

Até que os empregados da Novozymes tenham realizado a próxima eleição de representantes dos empregados para o Conselho de Administração da Novozymes, os atuais quatro representantes dos empregados continuarão como membros do Conselho, a menos que sejam substituídos pelos suplentes atualmente eleitos. Chr. Hansen nomeará dois de seus representantes de empregados para servir como observadores do Conselho de Administração da Novozymes até que novos representantes de empregados se juntem ao Conselho de Administração da Novozymes após a próxima eleição.

Os dados completos sobre o plano de fusão podem ser lidos no link abaixo:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro