Novo método para avaliação de fertilizantes foi tema de curso

​Durante o período recente que passou na Austrália, Vinicius Benites se familiarizou com uma técnica ainda pouco usada no Brasil para avaliação rápida de novas formulações de fertilizantes fosfatados

26.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias

Durante o período recente que passou na Austrália, onde realizou suas atividades de pós-doutorado, o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Vinicius Benites se familiarizou com uma técnica ainda pouco usada no Brasil para avaliação rápida de novas formulações de fertilizantes fosfatados.

“Em comparação com os métodos tradicionais é um avanço. Pretendemos inserir essa metodologia em nossas rotinas e espalhá-la pelo Brasil”, revela Vinicius, que também é o coordenador do portfólio de fertilizantes da Rede FertBrasil, a rede de pesquisa em fertilizantes da Embrapa.

O método, simples, rápido e de baixo custo, avalia a solubilidade de fertilizantes fosfatados e mobilidade do fósforo em placa de Petri e foi tema de curso com todas as 14 vagas preenchidas na Embrapa Solos nos dias 23 e 24 de maio. Os alunos foram estudantes de doutorado, pesquisadores, analistas e estagiários.

Outros assuntos abordados durante o curso foram determinação de fósforo solúvel e fósforo total em fertilizantes, avaliação da homogeneidade dos teores de fósforo em fertilizantes, visualização da difusão de fósforo em placa de Petri e medidas dos teores de fósforo difundido após incubação.

Em breve, a Embrapa Solos abrirá vagas para novas turmas.


Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro