Neurocientista realiza visita científica em São Carlos

26.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

O neurocientista Miguel Nicolelis, diretor do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, estará em São Carlos nesta quinta-feira (27/11), a convite do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP-SC).

Na cidade, ele irá visitar laboratórios, reunir-se com grupos de pesquisa e proferir a conferência “Navegando nas asas da neurociência”, que acontece às 17 horas, no auditório da Embrapa Instrumentação.

De manhã, o cientista cumpre agenda científica no IEA e no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), na USP, e, à tarde, conhecerá a Embrapa Instrumentação Agropecuária e Embrapa Pecuária Sudeste. O objetivo é estabelecer parcerias em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.

Pesquisa - Nicolelis é uma das maiores referências mundiais em neurociências e apontado como candidato ao prêmio Nobel em sua área. Suas pesquisas exploram a integração do cérebro humano com máquinas (neuroprótese ou interface cérebro-máquina), o que abre novas perspectivas para o tratamento de doenças neuro-degenerativas.

Formado em medicina pela USP, deixou o Brasil em 1989 para realizar o pós-doutorado na Universidade Hahnemann, na Filadélfia, e é professor de Neurobiologia e Engenharia Biomédica do Centro de Neuroengenharia da Duke University.

Em seu retorno ao Brasil, fundou o Instituto Internacional de Neurociências de Natal “Edmond e Lily Safra” (IINN-ELS), que desenvolve pesquisas nas áreas de biomedicinas, educação científica, além de programas voltados ao desenvolvimento educacional, social e econômico no Nordeste do Brasil.

O instituto tem sido apontado como um modelo inovador em gestão de programas científicos, com aporte de capital privado e manutenção de parcerias com diversos grupos internacionais ligados à pesquisa em neurociências.

Parceria - Um dos focos de interesse científico da visita de Nicolelis a São Carlos se dá em torno da Rede Nacional de Nanobiotecnologia, lançada neste ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenada pelo professor Sérgio Mascarenhas, do IEA/USP-SC.

Na Embrapa Instrumentação, ele também visitará o Laboratório Nacional de Nanotecnologia no Agronegócio, instalado na unidade. Antes da conferência, o neurocientista receberá o Prêmio Janus, oferecido pelo IEA/USP-SC, em homenagem ao seu trabalho científico e social.

Joana Silva

Embrapa

(16) 2107.2927 / www.cnpdia.embrapa.br

Referências:

Site do Laboratório de Miguel Nicolelis na Duke University

http://www.nicolelislab.net/

Site do Instituto Internacional de Neurociências de Natal

http://www.natalneuro.org.br/

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro