Netafim leva irrigação inteligente para FEMAGRI 2018

Produtores poderão conhecer as vantagens da irrigação por gotejamento subterrâneo aliado a nutrirrigação, além dos sistemas de monitoramento e controle da lavoura

19.02.2018 | 20:59 (UTC -3)
Larissa Albuquerque

A Netafim, empresa de soluções de irrigação por gotejamento, participará da 17º FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), entre os dias 21 a 23 de fevereiro, em Guaxupé/MG. O evento, considerado um dos principais para o setor cafeeiro do país, espera receber neste ano mais de 37 mil pessoas ao longo dos três dias.

Na feira, a Netafim apresentará sua linha de soluções de nutrirrigação com gotejamento subterrâneo, Controle e Monitoramento (Digital Farming), além de suporte técnico e agronômico.

A tecnologia, cada vez mais disseminada na cultura, permite produzir mais com menos, garantindo economia de água, energia elétrica, mão de obra, otimizando a aplicação de insumos, e assegurando ganhos de produtividade.

Diferente dos métodos convencionais, no qual os tubos gotejadores ficam expostos na superfície, o gotejamento subterrâneo facilita os tratos culturais da lavoura. “Com o gotejamento superficial existem alguns inconvenientes como cortes causados por capinas ou por animais roedores, e na hora da colheita com a retirada do tubo gotejador. No subterrâneo esses problemas são eliminados, contribuindo para mecanização do cafezal”, explica o Cristiano Jannuzzi, coordenador agronômico da Netafim.                                                      

Imagem inline 2
Imagem inline 2

Assim, além dos benefícios já conhecidos pela técnica da irrigação localizada, o produtor tem a vantagem de preservar o sistema, uma vez que as mangueiras não sofrem com a ação direta da radiação solar e possíveis danos causados pelos tratos culturais.

E as vantagens vão além. Através da irrigação por gotejamento também é possível realizar a técnica de nutrirrigação, onde “o produtor consegue colocar os nutrientes necessários diretamente na raiz da planta. Dessa forma, o pé de café se alimenta de forma precisa e na quantidade exata, possibilitando que expresse todo seu potencial produtivo”, destaca Jannuzzi.

De fácil utilização e acessível para todo tipo de produtor, a solução de irrigação por gotejamento proporciona aumento de 70% na produtividade e apresenta uma melhora significativa da qualidade dos frutos produzidos. Por todos os benefícios, o custo do investimento pode ser amortizado logo na primeira safra.

Mais informação sobre o evento pode ser obtida pelo website: http://femagri.cooxupe.com.br/.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro