Satis dá dicas para aumentar a produtividade da Soja
Com o início do plantio da soja, os produtores têm bons motivos para seguir investindo na produtividade do grão
Após participar do Annual Trade Event, promovido pela International Cotton Association (ICA), em Cingapura, o presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), Carlos Alberto Moresco, traz um panorama da posição brasileira no mercado mundial de algodão.
Conforme o presidente, o objetivo da participação brasileira no evento é ampliar a rede de contatos com traders e corretores internacionais. Neste aspecto, diz, o Brasil é altamente eficiente, promovendo encontros pontuais e discussões com foco na conquista e ampliação de mercados. “Os agentes internacionais de mercado nos dão um feedback sobre a qualidade e satisfação dos compradores a respeito do produto brasileiro, o que e muito importante”, pontua.
A opinião do mercado mundial é positiva quanto ao algodão produzido no Brasil. O problema, diz, está na logística e estrutura para escoamento da produção. “Os portos estão lotados e há atraso nos embarques. A queda nas importações brasileiras trouxe como efeito colateral uma escassez de contêineres nos navios e o aumento das exportações fez acumular cargas de soja e milho”, enumera Carlos Alberto.
Ainda de acordo com Moresco, a perspectiva é favorável para 2019. A China tem um déficit de 15 milhões de fardos de algodão em seu estoque. Em 2018, o preço da pluma no mercado internacional deve cair, mas haverá recuperação quando a China começar a comprar, o que deve ocorrer a partir do segundo semestre de 2018.
O evento da ICA ocorreu de 11 a 13 de outubro e é considerado o mais importante do setor algodoeiro, reunindo mais de 600 participantes. A ICA é a maior associação de comércio internacional de algodão e funciona como árbitro nas decisão que envolvem divergências comerciais. A Associação foi criada em 1841, em Liverpool, na Inglaterra, quando um grupo de agentes comerciais de algodão criaram um conjunto de estatuto e regras para ajudar na regulação de compra e venda de algodão cru.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura