Mapa prioriza leilões para apoiar safra de trigo

11.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é realizar mais seis leilões de trigo ainda este ano. A afirmação é do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuária (Deagro/SPA) do Mapa, José Maria dos Anjos, que participou da 25ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, em Brasília.

“Quinta-feira (12), será realizado o terceiro leilão de 2009. Agora devemos organizar um por semana até o final do ano. Nesse momento, priorizamos os leilões e a equalização de preços”, informou o diretor do Deagro. Ele acrescentou que, em dois leilões, foram vendidas 380 mil toneladas de trigo.

Dados apresentados pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) indicam que a safra do estado, estimada em 2,6 milhões toneladas, pode ser dividida em três partes proporcionais: uma de trigo de boa qualidade, um terço do produto de qualidade média e outra um pouco inferior. “Quando não for usado na panificação, o trigo inferior poderá ser destinado à ração. Essa é uma lógica do mercado”, destacou José Maria dos Anjos.

Leilane Alves,

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro